Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Em primeira sessão do ano, Câmara aprova projetos que reajusta salários de professores, Agentes de Saúde e de Endemias

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no último sábado (23),  a sessão de abertura do ano legislativo de 2019. Os trabalhos foram presididos pela vereadora Zuleide Valdete da Costa (PSB), que pela primeira vez assume a gestão à frente do Legislativo Municipal.

A sessão contou com a presença de oito,  dos nove vereadores, além da participação do prefeito Agenilson Dias, primeira dama, Edvânia Pires, a Pretinha, secretário de Finanças, Iranildo Carvalho, e do ex-vereador, Chico de João Grande.

Logo na primeira sessão do ano, o plenário aprovou dois projetos de autoria do Poder Executivo Municipal. O primeiro reajusta em 4,17%, o vencimento dos professores, que passarão a receberem R$ 2. 557, 74 reais  para carga horária de 40h. O outro, reajusta os salários dos Agentes  Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias  que ganharão  R$ 1,250 reais.

No segundo expediente, os vereadores se pronunciaram. O vereador Antônio Rufino de Sousa Neto, o Tonhão (PSB), foi o primeiro. “Iniciamos mais um ano legislativo com o compromisso de continuar a desempenhar um bom trabalho e que no decorrer de 2019 venham mais projetos para o desenvolvimento de nosso município”, disse ele,  que agradeceu pelas chuvas registradas em Patos.

Luzitânia Dias dos Reis, a Taninha (SD), iniciou agradecendo pelo início do  ano legislativo. “Agradeço a Deus por mais um ano nesta Casa Legislativa, que  ele me dê coragem, saúde e sabedoria para continuar a desempenhar meus  trabalhos”, frisou.

Publicidade

A vereadora ainda cobrou um médico para o município, quando  afirmou que tem uma equipe  sem o profissional.  Também respondeu e fez críticas aos discursos do vereador José Hélio  e do prefeito Agenilson Dias, em sessão anterior. Ela ainda cobrou melhorias na  iluminação pública da sede e do  povoado Cajueiro.

Em seu discurso o vereador, José Hélio dos santos, o Helim ( PDT), disse  que o município ainda não  encontrou um médico para substituir o que saiu.  O parlamentar rebateu as críticas da  vereadora em relação ao discurso do mesmo em sessão anterior.

Em outro momento, o parlamentar agradeceu pelas chuvas  registradas no município. E pediu sabedoria para aprovar os projetos que venham para  desenvolver  Patos do Piauí.

O líder da oposição, José Wilson Vieira da Silva (PDT), agradeceu por mais um dia trabalho,  e voltou a cobrar mudança no sistema da ordem dos discursos, bem como,  relacionado ao direito de resposta.   Ele também cobrou o pagamento dos professores.

O parlamentar,  lamentou a falecimento de Eduardo Gomes da Silva, e deixou votos de pesar a família. Wilson  reivindicou  melhorias na estrada do cemitério e ampliação do mesmo, e finalizou agradecendo a presença de todos e convidado a população a participarem  das sessões.

Publicidade

 O vereador Marlon Costa Oliveira, (PRTB),  agradeceu a Deus pelo retorno dos trabalhos, e comentou que espera que o ano seja  produtivo,  tanto  para o Poder  Legislativo, como para o Poder Executivo.

Em outro momento, Marlon, cobrou a coleta do lixo no povoado Cajueiro, onde segundo ele,  não estaria sendo recolhido  em todas ruas, também  reivindicou  serviços de roço na PI que liga ao  povoado.

Luiz Evaristo de Sousa, o Luizinho (SD), comentou sobre o início dos  trabalhos,  parabenizou a nova presidente,  desejou que a mesma faça  um bom  trabalho na Casa e justificou sua ausência na última sessão.

O parlamentar, frisou que as cobranças feitas são importantes para o desenvolvimento do município. Ele pediu para não  participar da Comissão por questões de disponibilidades, e reforçou as  cobranças sobre a  iluminação pública do  Cajueiro, e  do  roço da PI que liga ao povoado.

A presidente Zuleide Valdete da Costa (PSB), agradeceu pelo  retorno dos trabalhos legislativos e falou sobre o desejo de  que seja votado  projetos importantes no decorrer de todo ano.

Publicidade

Em outro momento, Zuleide, comentou sobre o trabalho que pretende desenvolver à frente do Poder Legislativo. “Vou trabalhar visando o  bom andamento da Casa,   buscando sempre prevalecer a harmonia e trazer benefícios para Patos”, afirmou a vereadora que convidou a população para participarem das sessões.

      

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS