Connect with us

Sem categoria

“Janela” aberta pela reforma política: Entenda quem ganha e perde no Piauí

Publicado

em

Nas votações da proposta de reforma política, a Câmara dos Deputados decidiu fixar uma “janela” para que parlamentares possam se desfiliar dos partido sem perder o mandato. Os políticos serão autorizados a trocar de legenda até 30 dias após a promulgação da proposta de emenda à Constituição da reforma política.

No Piauí, essa notícia tem provocado uma intensa movimentação entre os parlamentares insatisfeitos com suas legendas. Para preservar os partidos, a emenda deixa claro que o deputado que trocar de partido não levará com ele a parcela do fundo partidário e o tempo de tempo de rádio e TV da propaganda eleitoral e partidária.

A pressão maior para aprovação da emenda veio da bancada do PTB. Formada por 25 deputados, a bancada está dividida, com parte dos deputados querendo manter o apoio ao governo Dilma Rousseff e outros a postura de independência e mesmo de oposição. É o caso do senador piauiense Elmano Ferrer (PTB). Ele deve deixar a sigla.

Com a decisão da Câmara, Elmano voltou a analisar os convites recebidos por legendas como o PMDB e o PTC. O caminho mais provável para o senador do PTB deve ser o PMDB de Themístocles Filho.

O presidente da Assembleia tem pediu apoio de lideranças nacionais da sigla para convencer Elmano a se filiar ao partido. Elmano é a aposta de Themístocles para a eleição de 2016 em Teresina. Se a filiação se confirmar, ele deve ser adversário do prefeito, Firmino Filho (PSDB).

Publicidade

QUEM PERDE
Alguns partidos se preparam para receber grandes filiações e outros para perder nomes e diminuir a representatividade na Assembleia Legislativa. Esse é o caso do PSB. O partido é comandado no Piauí pelo ex-governador Wilson Martins. A legenda conta hoje com três deputados estaduais, mas poderá ficar apenas com um.

Partido de Wilson sairá enfraquecido Foto: Beto Marques/O Olho

Da bancada composta por Belê Medeiros, Gustavo Neiva e Rubem Martins apenas o último deve continuar. Ele é irmão de Wilson Martins e não tem planos de mudar de legenda. Já Belê e Gustavo Neiva devem trocar o partido pelo PP do senador Ciro Nogueira.

A nível federal, o PSB também deverá sofre uma perda na Câmara dos Deputados. O partido possui três representantes: Átila Lira, Heráclito Fortes e Rodrigo Martins. Porém, Átila já anunciou que deve buscar uma nova legenda. Ele tinha recuado da posição, mas a “janela” aberta reavivou o desejo do parlamentar de comandar um partido no Estado.

QUEM GANHA
O PP, sigla presidida nacionalmente pelo senador Ciro Nogueira, deverá ser uma das maiores beneficiadas com a ‘janela” no Estado. O partido irá receber a maior parte dos parlamentares piauienses entre deputados e prefeitos dispostos a mudarem de partido. Ciro chegou a anunciar que até 2016 deverá realizar a filiação de pelo menos 16 candidatos a prefeitos.

Senador quer tornar o partido grande Foto: João Alberto/O Olho

O partido vai receber a deputada Belê Medeiros (PSB) e o grupo político de Gil Paraibano, tio da parlamentar. O prefeito de Oeiras, Lukano Sá, também deverá ir para o partido do progressista.

Nos corredores da Assembleia, comenta-se que o partido de Ciro deverá receber pelo menos cinco deputados insatisfeitos com seus partidos. O objetivo do progressista é fortalecer o PP até 2018 e transformar a legenda em um grande partido do Estado.

 

Publicidade

O Olho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS