Connect with us

Francisco Macêdo

Prefeitura realiza I Conferência Municipal de Juventude de Francisco Macedo

Publicado

em

O município de Francisco Macedo realizou na manhã de hoje, 09, a I Conferência Municipal de Juventude. O momento foi de diálogo, participação social e reuniu jovens de todo o município.

A conferência aconteceu no auditório Francisco das Chagas, promovido pela Prefeitura na gestão do prefeito Adeilson Carvalho, tendo como tema: “Avanços, desafios e perspectivas para a juventude Franciscomacedense”.

A abertura do evento começou com composição da mesa de honra, em seguida foi executado o hino municipal de Francisco Macedo. Em continuidade, houve uma apresentação cultural de capoeira

Em entrevista ao Cidades na Net, o prefeito Novim destacou a importância do momento e as ações que estão sendo realizadas em prol da juventude. “A conferência é muito importante e a gestão tem um carinho muito especial pela juventude porque a juventude de Francisco Macedo nos representa, ela teve uma grande participação na mudança do município. Nós temos lutado para conseguir o máximo de incentivo para os jovens e este ano intensificamos as políticas pública para os jovens com atividades no CRAS através do Serviço de Convivência, como, aulas de capoeira e de dança e aos poucos temos conseguido desenvolver ações para este público.”

Prefeito Novim

Foi feita a leitura do Regimento Interno da Conferência Municipal. A secretária da Assistência Social e primeira dama, Ester Damares disse que, “é uma honra estar fazendo parte da I Conferência Municipal de Juventude e poder reunir os jovens da nossa cidade para ouvir seus anseios e propostas, isso é fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos jovens do nosso município. Nós temos jovens participativos e a Assistência Social através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos inclui os jovens em campanhas educativas, temos grupos de danças, capoeira e também a banda marcial. Tudo isso oferece aos jovens crescimento e vínculo com a sociedade”.

Primeira dama Ester Damares

O responsável por ministrar a palestra magna foi Lassam Filho, membro da Secretaria de Juventude do Estado. Em sua fala ele frisou o por quê é importante que uma conferência assim ocorra em Francisco Macedo.

“Quando a gente chega num município é o momento em que os jovens e a gestão são agentes de poder, eles têm o poder de falar sobre seus sonhos e a projetar aquilo que eles querem para a juventude de agora e para as futuras. Francisco Macedo vai construir o primeiro Plano Municipal deles, vão ajudar na construção e atualização do Plano Estadual de Juventude e isso vai ser enriquecedor para eles”.

Lassam Filho

As atividades tiveram continuidade com a escolha dos delegados titulares e suplentes que irão representar o município na 4ª Conferência Estadual da Juventude que acontecerá no primeiro semestre de 2021, em Teresina. Foram eleitas as jovens, Shirley Diniz para delegada Marcegiana para suplente.

A mais nova delegada que irá representar o município a nível estadual relatou sua experiência com a conferência. “A Conferência foi incrível e de muito aprendizado, é uma alegria nos reunirmos com outros jovens para nos expressarmos e fazer a criação de alguns projetos para nossa inclusão. A palestra foi muito bem elaborada e rica em conhecimentos, vi o quanto os jovens estavam engajados em cada atividade e o conhecimento de políticas públicas de juventude é muito importante para sabermos nossos direitos e deveres”.

Publicidade
Jovem Shirley Diniz

A representante da grupo JCA (Jovens Construindo Amor) da Igreja Católica, Thaislane Maria de Paiva, também avaliou o evento. “A conferência foi ótima, foram apresentadas propostas que tragam lazer, diversão, esporte e cultura; conscientização e prevenção às drogas e outros males que afetam a nossa juventude; cursos e capacitações ligadas ao empreendedorismo, que possam contribuir trazendo renda e trabalho para nossa sociedade juvenil. Espero que elas possam ser colocadas em prática e assim contribuir com a nossa juventude e com o desenvolvimento do nosso município”.

Jovem Thaislane Maria de Paiva

Além dos jovens, estiveram presentes no evento autoridades municipais e representantes de diversos seguimentos da sociedade civil, entre os quais, o prefeito Adeilson Carvalho (Novim); o vice prefeito Odair Lopes; a secretária da Assistência Social e primeira dama, Ester Damares; a chefe de gabinete Josefa Silva; presidente da Câmara de Vereadores, Adonias Batista; secretário de Esporte e Juventude, Luís Cláudio; secretária de Educação Reneuda Maria; secretário de Cultura Marcelo Antão; secretário de Agricultura Fernando Carvalho; secretário de Administração e Finanças Carlos Marinho e o controladora geral, Acileide Coutinho.

Facebook

MAIS ACESSADAS