Connect with us

Alagoinha do Piauí

Saúde de Alagoinha promove ações da Campanha Novembro Azul

Publicado

em

O mês de novembro é considerado o período em que são intensificadas as ações de combate ao câncer de próstata, estabelecido pelo Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer – INCA e ocorre em diversos municípios do país.

Em Alagoinha do Piaui, cidade situada há 395 km da capital Teresina, não é diferente. Neste mês a Secretaria Municipal de Saúde que tem à frente a secretária, Amélia Sá, na gestão do órgão, com apoio da Prefeitura na administração do prefeito Jorismar Rocha, realiza a Campanha Novembro Azul que tem como objetivo conscientizar os homens alagoinhenses sobre a importância de serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral.

Durante todo o mês, foram realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata. Nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município de Alagoinha, tanto na zona urbana quanto na zona rural, foram promovidos momentos de orientação e prevenção de saúde sobre a temática, nas estratégias com suas respectivas equipes e sua população de área adstrita.

A coordenadora da Atenção Básica, Francidaves Sá, apresentou alguns fatores e explicou que o câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, porém, enquanto em estágio avançado pode causar, tais como: Micção frequente, Fluxo urinário fraco ou interrompido, Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria), Sangue na urina ou no sêmen e Disfunção erétil.

“O melhor a ser feito em qualquer um desses casos é procurar o posto de saúde mais próximo a sua residência e pedir ajuda a um profissional da saúde, pois ele saberá conduzir e orientar seu tratamento adequado”, orientou a coordenadora.

Publicidade

O município de Alagoinha realizou mais de 50 coletas de exames para PSA – exame de sangue que analisa o antígeno prostático na corrente sanguínea.

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atinge a população masculina. No Brasil, o MS colocou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens. Recentemente, o Ministério da Saúde, lançou, com apoio técnico do INCA – Instituto Nacional do Câncer para facilitar mais informações e prevenção sobre o câncer de próstata.

>>> Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS