Connect with us

DESTAQUES

Distribuição de kits de irrigação e patrulha mecanizada potencializam agricultores de Santana do Piauí

Publicado

em

A Agricultura no município de Santana do Piauí expande devido aos incentivos e as constantes chuvas que caem na região desde o mês de janeiro.

Cinco famílias foram beneficiadas com kits de irrigação. A iniciativa da Prefeitura, na gestão da prefeita Maria José, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, proporcionou aos agricultores familiares a expansão na produção de leguminosas que de certa forma vão auxiliar no consumo e aumento de renda.

Na localidade Cajazeiras, o agricultor, Manoel José de Araújo, ampliou o cultivo de coentro, cebola entre outras leguminosas em quase uma tarefa de terra, através de irrigações. A área equivale a 55 m², diferente do que era antes de ser contemplado com o aparato.

“Esse kit deu mais força para aumentar o cultivo da cebola, coentro, quiabo, alface, tomate, abóbora, pimentão, pimenta. Já trabalhava nessa atividade antes e era bem menor a área, mas depois que recebi esse benefício melhorou muito. Essa produção aumentou e comercializo um pouco em Santana e outra parte em Picos. A renda melhorou em 100%.”, destacou o agricultor.

Outra família beneficiada também foi a de Dalvani de Jesus. Com aquisição do kit de irrigação, ampliou o cultivo e contribuiu para o aumento da renda. Antes as plantações eram regadas com regador comum, duas vezes por dia, consumindo mais tempo e exigindo assim maior esforço.

“Foi uma forma muito boa de ajudar porque a gente planta e dá para ir vendendo um alface, cheiro-verde, abóbora. Antes eu aguava de forma manual com regador comum duas vezes por dia e levava mais tempo”, disse a agricultora.

De acordo com o secretário de Agricultura, Francisco de Moura Sobrinho, os kits de irrigação contém caixa d´água com capacidade para 500 litros, mangueira para gotejamento e adaptadores.

Publicidade

“Vemos com muita alegria a utilização dos kits pelos agricultores. Estão sendo bem utilizados e produzindo. Isso é uma alegria para mim enquanto secretário e motiva-nos em sempre buscar melhorias junto à prefeita Maria José, com nossos parceiros, a deputada Iracema Portela, que está ajudando os agricultores de Santana. Podemos sentir melhora na qualidade de vida pelo aumento da renda. O cultivo de hortaliças é uma cadeia que vem complementando a renda das famílias”, disse.

Nos últimos dois meses, a gestão municipal da prefeita Maria José, por meio da Secretaria de Agricultura, pasta gerida pelo secretário Francisco de Moura Sobrinho, Netinho, com objetivo de incentivar e otimizar o crescimento agrícola, disponibilizou a patrulha mecanizada para aração de terras, o que facilitou bastante e expandiu a produção de milho e feijão.

A estimativa de acordo com o secretário de Agricultura, neste ano, do dia 06 de janeiro até o dia 05 de março, foram aradas 250 ha de terras expandindo a área de plantio e consequentemente reduzindo em grande proporção os custos para os produtores. As comunidades atendidas através do cadastro de agricultores foram: Baixão, Serra, Sede, Malhada Vermelha, Queimada da Ema, Brejinho, Engano dos Porém, Lagoa Seca, entre outras.

O agricultor, Wanderley Manoel, foi um dos cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura, que solicitou o trator agrícola para aração da terra. A área de plantação equivale a 1. 1/2 tarefas de terra. Ele disse que a patrulha mecanizada foi uma maravilha e que só foi possível plantar milho e feijão graças a ela.

“Arei a base de uma tarefa e meia de terra com a patrulha mecanizada que chegou em boa hora. Isso foi uma maravilha para todos que foram beneficiados. Se não fosse por meio dela não tinha feito nada. Antes eu arava com trator particular e era caro. Graças as boas chuvas o milho e o feijão estão florindo bem. Se eu fosse aradar com trator particular seria gasto em torno de cento e cinquenta reais. Foi graças a Secretaria de Agricultura que consegui”, disse o agricultor.

Publicidade

Lenuir Augusto, agricultor de Santana do Piauí, que na localidade Baixão de Cajazeira, cultiva milho e feijão, foi beneficiado com aração da terra por meio da patrulha mecanizada, nos primeiros dias do mês de janeiro, graças ao incentivo da Secretaria de Agricultura por meio da Prefeitura.

“A patrulha ajudou muito. Se eu fosse pagar um trator particular, por hora eu ia gastar R$ 90 reais. Nessa área total eu gastaria em torno de R$ 540 reais […] É muita terra. Levei quase três dias para plantar”, enfatizou.

O agricultor estima que a área plantada pode render aproximadamente 50 sacos de milho na safra deste ano.

Referente a aração de terras pela patrulha mecanizada, mais de cento e vinte trabalhadores do campo expandiram suas áreas de plantio. Os trabalhos iniciaram nos primeiros dias do ano. Em dois meses soma-se aproximadamente 300 horas de trabalho executado. Em 2020 foi o primeiro ano em que a patrulha mecanizada por meio do trator agrícola beneficiou os agricultores. A agenda de trabalho foi concluída no último dia 05 de março.

“Atendemos de maneira satisfatória todos os agricultores que procuraram a Secretaria de Agricultura. Foram mais de 120 produtores, tanto da zona rural quanto da zona urbana, e isso nos traz muita alegria. Temos a parceria da prefeita Maria José com a deputada Iracema Portela que mandou o trator e fez com que os custos baixassem muito, motivando-os a continuar no plantio”, destacou o secretário de Agricultura.

Indagado sobre possíveis solicitações que venham surgir para o trabalho de aração de terras, o secretário Netinho disse que se encontra à disposição. “Aquele agricultor que necessitar do trator, basta vir até a sede da Secretaria de Agricultura para fazermos o agendamento e posteriormente enviarmos a patrulha para execução do serviços”, explicou.

Publicidade

Com a patrulha mecanizada e os kits de irrigação, adquiridos através da emenda parlamentar da deputada federal Iracema Portela, disponibilizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, somando ao constante volume de chuvas que caiu nos últimos dois meses, registrando mais de 370 mm, a agricultura de Santana do Piauí tem um relevante crescimento, o que otimiza os agricultores e gera melhores expectativas para uma safra considerável.


Matérias Relacionadas: Patrulha mecanizada de Santana beneficia mais de 120 agricultores

Santana registra 370 mm de chuvas nos últimos dois meses, diz secretário de Agricultura


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS