Connect with us

DESTAQUES

Piauí chega em novembro a marca de 52 usinas eólicas

Publicado

em

Boletim mensal da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) aponta que em novembro o Piauí chegou a marca de 52 parques eólicos instalados, alcançando capacidade de 1.443,1 MW (Megawatts). Um número histórico. Além disso, o Estado também possui mais 15 usinas em construção, e quando finalizadas atingirão 402,90 MW, aproximando o Piauí de 2 GW de potência.

Em todo o país já são 500 parques eólicos instalados. No total, já são 12,64 GW de capacidade instalada, distribuídos em 503 usinas com cerca de 6.500 aerogeradores instalados no Brasil. “Até 2020, o Brasil terá pelo menos 17 GW instalados, considerando apenas os contratos que já foram firmados em leilões já realizados e também no mercado livre. Na próxima semana, teremos dois leilões, um A-4 e um A-6, e esperamos aumentar mais este valor projetado, já que as eólicas têm se mostrado a fonte mais competitiva em leilões recentes. O ano de 2016 foi muito difícil para a fonte eólica porque não houve leilão e nenhuma nova contratação. Precisamos reverter a situação agora nos dois leilões de dezembro, que serão fundamentais para o futuro da fonte no Brasil e ainda no leilão A-4 também há previsto para realização em abril de 2018“, explica Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica.

A perspectiva é que o Piauí continue avançando no setor, haja vista que na última semana foi anunciada a aquisição de dois complexos eólicos no Estado por uma joint venture formada pela Votorantim e uma empresa do Canadá, prospectando investimento bilionário em âmbito local.

Fonte: Meio Norte

Foto: reprodução

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS