Connect with us

DESTAQUES

Piauí volta a ficar em alertas laranja e amarelo para chuvas intensas

Publicado

em

O Piauí voltou a ficar em alertas laranja e amarelo para chuvas intensas nesta terça (28) e quarta-feira (29), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde o fim de semana, o estado tem registrado fortes chuvas, com enchentes nas cidades na região sul.

De acordo com o Inmet, 96 municípios do Centro-Norte e Norte do estado estão sob aviso de perigo potencial de chuvas intensas. Com precipitação entre 20 e 30 milímetro por hora ou até 50 milímetro por dia, além de ventos intensos de 40-60 km/h. Cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos podem acontecer nessa região.

Piauí volta a ter alerta laranja e amarelo para chuvas intensas e ventos fortes  — Foto: Reprodução
Piauí volta a ter alerta laranja e amarelo para chuvas intensas e ventos fortes — Foto: Reprodução

No restante do mapa o alerta laranja está sob 135 municípios, segundo o Instituto. Algumas cidades do Piauí estão sob os dois avisos como é o caso de Angical, Pameirais e Novo Oriente. A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Cuidados

Os alertas laranja e amarelo foram emitidos nesta terça-feira (28), iniciou às 10h e segue até quarta-feira (29). Para prevenir possíveis acidentes ocasionados pelo temporal é necessária se atentar a algumas dicas:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Enchentes no Sul do Piauí

No domingo (26), 182 cidades do Piauí estavam em alerta laranja. Nas cidades de Uruçuí e  Ribeiro Gonçalves, Sul do Estado, as chuvas causaram a cheia do Rio Parnaíba. A água atingiu as zonas urbana e rural dos municípios.

Desde então, a cheia do Rio Paranaíba deixou cerca de 12 famílias desalojadas em Uruçuí. Estradas foram interditadas e pelo menos três casas desabaram desde o início das fortes chuvas que começaram sábado (25).

Nessa segunda-feira (27), um trecho da rodovia PI-247, que liga, a cidade de Uruçuí a municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grabde do Ribeiro, rompeu.

Publicidade

Fonte: G1 ´PI

Facebook

MAIS ACESSADAS