Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Com salários atrasados, trabalhadores de obra do novo Fórum de Picos se reúnem com representante de construtora

Publicado

em

Após a paralisação das obras do novo Fórum de Picos ocorrida em fevereiro deste ano, 34 trabalhadores responsáveis pela edificação do prédio tem um grande problema a resolver: receber pagamentos pendentes e os direitos trabalhistas.

Na manhã desta quarta-feira (28) os funcionários da obra estiveram reunidos no local junto a representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Picos (Sintricompi), da empresa Dantec (construtora vencedora da licitação e responsável pela construção do prédio) e do Tribunal de Justiça para discutirem e chegarem a um acordo comum diante do atraso de pagamento e da rescisão contratual.

O representante do Sintricompi, Thiago Barroso, explicou que os trabalhadores mediante a paralisação da obra não foram comunicados sobre aviso prévio e estão com o pagamento de fevereiro ainda pendente. Segundo ele, os funcionários tem buscado negociar a situação que tem trazido negativos reflexos emocionais e econômicos para o público atingido.

“Estávamos com a expectativa de que os trabalhadores teriam aviso prévio, o que não ocorreu. Desde este período víamos dialogando com os trabalhadores, mas a empresa ainda não tinha sinalizado e hoje representantes estão aqui para sinalizarmos um acordo comum. Estamos chegando quase em abril e os trabalhadores ainda não receberam seu pagamento. A questão é delicada pela falta de pagamento de aluguel, água, luz”, afirmou Thiago Barroso.

O trabalhador, Francisco José da Silva, estava há oito meses atuando na obra  do novo Fórum de Picos. Ele relata estar passando dificuldades financeiras como o corte de energia elétrica pela falta de pagamento.

Publicidade

“Estamos em uma situação precária sem receber o pagamento e passando uma grande dificuldade em casa com a família. Até essa data o dinheiro não saiu e a empresa não aparece para dar uma satisfação. Estamos esperando uma proposta para ver se concordamos com o acordo”, relata.

Complexidade do caso

Thiago Barroso frisou que a situação é ainda mais preocupante. Em conversa com o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí nesta terça-feira (27) o mesmo mencionou já existir uma ação judicializada contra a referida construtora no Estado do Ceará e que por essa razão os vencimentos da empresa serão direcionados para os trabalhadores cearenses caso a Comarca de Picos não venha a impetrar uma segunda ação.

“Ontem estivéssemos sentados com o desembargador do TJ e infelizmente a conversa não foi positiva, por uma conta de uma obra que havia no Ceará e uma ação contra a Dantec foi judicializada. E neste caso os vencimentos da obra do Fórum de Picos seriam utilizados para pagar os trabalhadores do Ceará”, explicou Thiago Barroso.

A nova estratégia adotada pelo Sintricompi em defesa dos direitos dos trabalhadores será provocar e sensibilizar a Comarca de Picos.

Publicidade

A obra do novo Fórum de Picos foi interrompida pelo atraso na sua execução que está apenas 60% concluída, além aos atrasos dos pagamentos dos servidores contratados pela construtora vencedora da licitação.

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS