Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Conselho faz protocolo de reabertura das academias e espaços públicos para atividade física no Piauí

Publicado

em

O Conselho Regional de Educação Física do Piauí elaborou um protocolo para reabertura de parques, praças e academias do estado, atualmente fechados para evitar aglomerações e o aumento de casos de coronavírus. O documento foi encaminhado para a Prefeitura de Teresina e para o Governo do Piauí. Ainda não há data de quando esses estabelecimentos podem reabrir.

Entre as medidas, o protocolo elaborado pelo conselho determina as seguintes regras para que academias e praças possam funcionar: a utilização de máscara de proteção individual, a disponibilização de recipientes com álcool em gel a 70% e restrição da entrada de pessoas com temperatura corporal superior a 37.8 °C ou sintomas da Covid-19.

Os procedimentos de biossegurança e higiene elaborados pelo conselho para a reabertura das academias e espaços públicos de atividade física servem para “preservar a saúde dos praticantes, profissionais e colaboradores dos riscos de contaminação da Covid-19”.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Danys Queiroz, o controle de entrada no caso de parques públicos ficaria sob a responsabilidade das prefeituras.

“A prefeitura iria me dizer quantas pessoas poderiam entrar nos parques levando em consideração a totalidade de área útil. O objetivo é orientar as pessoas para que possam seguir o procedimento e diminuir o risco de Covid-19 e entregar mais segurança à sociedade”, informou.

Publicidade

Ainda segundo o presidente, das 255 academias que estão registradas e funcionam em Teresina, pelo menos 10 encerraram suas atividades por causa de problemas financeiros.

“Algumas academias já fecharam por causa da situação financeira, se permanecer a situação, todas aquelas que dependem de aluguel dificilmente irão se segurar”, explicou.

Limitação de entrada e limpeza de equipamentos

Além das regras gerais, o protocolo do Conselho de Educação Física prevê recomendações específicas para academias, uso de piscina, esportes de luta, crossfit, treinos personalizados e treinamentos em espaços abertos.

Para academias, o plano recomenda as empresas limitarem a quantidade de clientes que entram, com ocupação simultânea de 1 cliente a cada 4 m² (áreas de treino, piscina, vestiário e demais espaços). Além disso, fechar durante o horário de funcionamento cada área de uma a duas vezes ao dia por, pelo menos 30 minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes.

Academias deverão limitar a entrada de clientes  — Foto: Reprodução/TV Integração

Academias deverão limitar a entrada de clientes — Foto: Reprodução/TV Integração

Para as piscinas, exige o uso de chinelo no ambiente de práticas aquáticas. Os estabelecimentos devem disponibilizar suportes para que cada cliente possa pendurar sua toalha de forma individual.

Publicidade

Nos ambientes ao ar livre, o conselho orienta:

  • Evitar durante a execução das atividades, levar as mãos aos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos;
  • Procurar se exercitar em locais com pouca aglomeração de pessoas;
  • Levar seus objetos pessoais, como garrafas de água ou toalhas, e não compartilhar esses objetos com outras pessoas;
  • Evitar aglomerações;
  • Separar ao chegar em casa toda a roupa/calçado utilizado e providenciar a lavagem/limpeza.

Ao todo, o Piauí contabiliza 10.881 testes positivos de coronavírus e 393 óbitos. Teresina soma 4.624 casos da doença, além de 217 mortes pelo novo coronavírus.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS