Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Grandes nomes do jornalismo farão parte do 6º Fórum da Faculdade R. Sá

Publicado

em

Do Piauí para o Mundo. Foi assim formada a programação da 6ª edição do Fórum de Jornalismo da Faculdade R.Sá, em Picos, que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, de forma online, com palestrantes do estado, país e que atuam mundo a fora.

“O evento estava programado para a primeira semana do mês de maio, mas com a pandemia e necessidade de isolamento, decidimos suspender. Após retornarmos com nossas atividades docentes através do sistema remoto, retomamos o projeto do evento tendo como foco trabalharmos a temática do momento que é “Jornalismo em tempos de pandemia: importância social e novas formas de trabalho”, explicou a professora Ruthy Costa, responsável pela disciplina de Assessoria de Comunicação.

De acordo com ela, esta é a forma prática que os alunos desempenham para conclusão da disciplina. Embora feita por jornalistas, é um evento voltado para todos que queiram conhecer mais sobre como deve ser o papel da imprensa, especialmente em momentos de dificuldade.

“A atividade faz parte da disciplina de Assessoria de Comunicação e é realizada anualmente pelos estudantes e professores de Jornalismo, mas é um evento multidisciplinar, visto que a atuação jornalística abre canais de comunicação em torno do debate sobre a construção de ideias, sobre a problemática que desafiam o conhecimento, a percepção crítica acerca dos acontecimentos”, destacou.

Professora Ruthy Costa

As inscrições, que são gratuitas, estão abertas no site do evento em https://linktr.ee/forumdejornalismorsa. O primeiro lote segue até 26 de junho. Caso haja necessidade, será aberto um novo lote. Esta é a primeira vez que o evento acontece no período de três dias e de forma online. O certificado é 30h, sendo 20h de extensão e 10h de ensino. Mais informações podem ser encontradas nas páginas do Instagram e Facebook do evento.

Publicidade

Segue abaixo a grade de programação do fórum:


PROGRAMAÇÃO

29.06 – 19h
Palestra de Abertura: Felipe Pena
“Agendamento midiático: pandemia e Fake News”
Felipe Pena
Jornalista, psicólogo, roteirista e professor.
Doutor em literatura pela PUC, com pós-doutorado em semiologia da imagem pela Sorbonne III, é professor de roteiro na UFF, autor de 16 livros e diretor do documentário “Se essa Vila não fosse minha”.   Foi Visiting Scholar na New York University, sub-reitor da Universidade Estácio de Sá, diretor da Rede Globo e comentarista do Estúdio I, na Globonews. Escreve semanalmente no Jornal Extra.

30.06 – Tarde
14h-15h30
Webinar 01: O trabalho do jornalista como Social Media – Rafael Campos (Jornal Metrópoles)
Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atuou como repórter e editor do Sistema Meio Norte de Comunicação, em seu estado, até 2010. Ao chegar a Brasília, trabalhou por cinco anos no jornal Correio Braziliense como repórter e colunista. Desde 2016, é social media no Metrópoles. Entre suas premiações, recebeu o 2º Prêmio Inovação de Jornalismo; o 1º Prêmio SBPT de jornalismo em Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o Prêmio Sebrae de Jornalismo e o Goethe-Institut Journalism Award for Young Journalists.

15h30-17h
Webinar 02: Fact-checking – A necessidade de checagem de notícias, com Marta Alencar (Coar Notícias – 1ª agência de Fact-checking no Piauí)
Mestranda em Comunicação pela UFPI. Jornalista e Especialista em Marketing Digital. Associada da Ulepicc-Brasil (União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura – capítulo Brasil).

Publicidade

30.06 – Noite
Mesa redonda: Novas formas de fazer jornalismo em tempo de pandemia
Flávio Fachel (TV Globo)
Nayara Felizardo (The Intercept)
Flávio Fachel
Jornalista da Rede Globo. É formado em Comunicação Social pela Famecos (Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS). Tem experiência como correspondente internacional. Atualmente é apresentador e editor-executivo do Bom Dia Rio e faz parte do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional.


Nayara Felizardo
Formada pela Universidade Estadual do Piauí. Atua no jornalismo impresso e webjornalismo desde 2008. Atuou como repórter no Cidadeverde.com e Jornal Meio Norte. Coordenou o Portal O Dia. Também escreveu para a Revista Revestrés. Atualmente é repórter investigativa do The Intercept Brasil no Norte e Nordeste.

01.07 – Tarde
14h-15h30

Webinar 03: A importância da comunicação digital – Yuri Ribeiro (Coordenador do Núcleo Digital da Ícone)
Yuri Ribeiro
É jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e Designer de Moda pelo Centro Universitário Uninovafapi. Trabalhando há 10 anos com comunicação no Piauí, acumula experiência com jornalismo e branding. Tem especialização em marketing Digital e MBA em Marketing, é professor universitário e atua ainda coordenador de conteúdo digital na Ícone Comunicação.


15h30-17h
Webinar 04: Jornalismo Internacional – Rodrigo Carvalho (Correspondente internacional da Globo)
Jornalista, correspondente da TV Globo e da GloboNews em Londres. Autor dos livros ”Os Meninos da Caverna” e ”Vivos embaixo da terra”. Idealizador do documentário ”Torre de David”.

01.07 – Noite: Palestra de Encerramento
Pollyana Ferrari
“A desinformação é o parasita do século XXI”
Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Beira Interior (Portugal), doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (2007). É graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela PUC-SP (1991). É professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Comunidata (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2154095947170866). Na PUC-SP é também professora dos cursos de graduação em Jornalismo e em Multimeios. Autora dos livros Comunicação digital na era da participação (Editora Fi, 2016), Jornalismo Digital (Contexto, 2010), Hipertexto Hipermídia (Contexto, 2007), A força da mídia social (2ª ed., Estação das Letras, 2014), No tempo das telas (Estação das Letras, 2014), Comunicação na era da participação (Editora Fi, 2016), Como sair das bolhas (Educ, 2018) e do mais recente “Nós: tecnoconsequências sobre o humano”. Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: jornalismo de dados, narrativa transmídia, fact-checking e social media.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS