Connect with us

Alegrete do Piauí

Em Alegrete, Projeto Saúde na Escola presta atendimentos à alunos da Rede Municipal

Publicado

em

As atividades do Projeto Saúde na Escola – PSE, que tem por objetivo levar atendimentos de saúde para as escolas do município de Alegrete do Piauí, iniciaram nesta segunda-feira (27). A ação da gestão “Alegrete para todos” do prefeito Márcio Alencar, através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação prossegue até esta quinta-feira (30).

A Estratégia de Saúde da Família III, a Unidade Básica de Saúde Miguel Pereira Neto, juntamente com a Saúde Bucal, realizaram atendimentos na Unidade Escolar Antônio Gonçalves, no povoado Pocinhos, zona rural alegretense. Ocasião em que a enfermeira Janaína Alencar, ministrou palestra com os pais destacando a importância da vacinação. Foi verificado a situação vacinal dos alunos através da técnica de enfermagem Luzimar.

“Os alunos que estavam com as vacinas atrasadas, já foi colocado em dias o cartão de vacinação. Houve a avaliação da saúde bucal individual por criança, pela dentista Dra. Helena , seguida de aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada, ministrando palestra ilustrativa com vídeos e distribuiu kits de saúde bucal composto de escovas e creme dental”, afirmou.

A secretária de Saúde Rayara Carvalho, falou que as ações são conjuntas com a Saúde e a Educação e visam melhorar as saúde dos alunos e consequentemente, orientar pais e responsáveis para o acompanhamento dos filhos.

“Essas ações orientam os pais que passam a ter maiores conhecimentos com seus filhos em diversas situações.Tanto na saúde bucal, como nas vacinações e também muito importante frisar é a parte psicológica porque é um fator de grande relevância para que se tenha conhecimento, pois existem crianças que têm dificuldades de aprendizado, na escrita, de falar e as vezes os pais não têm a sabedoria de lidar com tais situações, portanto, esses atendimentos são indispensáveis”, frisou a secretária Rayara.

Estiveram presentes os três agentes de saúde de Pocinhos: Cícero Adauto, Manoel Vadir, Francisca Maria e as técnicas de enfermagem Luzimar e  Solange, a enfermeira Janaína Alencar e a dentista Helena Carla.

Publicidade

A programação continuou com atendimentos na Escola Francisco Elpídio Ramos, com a enfermeira Nadjane, que enfatizou a importância das atividades voltadas para a saúde das crianças. Seguindo o cronograma foi ministrada palestra sobre a importância da imunização, sob orientações do Ministério da Saúde.

“Além desses atendimentos tivemos palestras com a psicóloga do Nasf onde foi repassada orientações sobre alterações que ocorrem nas crianças e como proceder no tocante aos encaminhamentos, bem como a melhor maneira de avaliar as crianças que portam maior complexidade”, informou.

Durante os atendimentos, os profissionais da fisioterapia e a nutricionistas tiveram participação juntamente com a equipe da Saúde Bucal com orientações sobre escovação de maneria adequada, aplicação de flúor, e, entre outras as atividades, a Vigilância Sanitária e epidemiológica em relação ao fator do mosquito da dengue.

“Tivemos além desses atendimentos a participação dos pais. É uma ação muito importante porque assim podemos conscientizar nossos alunos, pais e comunidades a prevenir de várias alterações que possam prejudicar a saúde, principalmente com as crianças. Conseguimos essa parceria com a comunidade e sempre estamos em parceria com a Educação, Saúde – NASF, trabalhando com ações voltadas para a comunidade”, enfatizou.

A psicóloga Rayane Coelho, que está acompanhando as equipes, afirmou que trata em sua área profissional sobre o diagnóstico precoce nas séries iniciais com relação às dificuldades que existem no aprendizado por algum tabu, receio ou dificuldades de aceitação dos pais.

Publicidade

“Nesses momentos do PSE estou tratando de mostrar a importância em buscar o diagnóstico em identificar as dificuldades como altismo, dislexia, disgrafia, disvalia entre muitas outras, pois é um momento de  mobilização dos pais para que possamos trabalhar de forma qualificada trazendo um diagnóstico e um tratamento de forma adequada”, afirmou a psicóloga.

Coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Vigilância Epidemiológica, Maria Brotas Oliveira, disse que a parceira entre Saúde e Educação serve para levar atendimentos ao alunos da Rede Municipal de Ensino de Alegrete do Piauí.

“Essa parceria serve para reforçar os atendimentos que não tem no dia a dia e assim levamos direto às escolas. Esse projeto vem a somar na questão de saúde dentro da escola porque há alguns anos a gente trabalha com esse programa sempre surpreendendo com algo mais”, concluiu a coordenadora.

O odontólogo Dr. Wescley Alencar, acompanhou a ação nas escolas e falou sobre o programa. “O programa saúde na escola deve ser realizada uma vez ao ano, com objetivo de avaliar as necessidades de cuidados específicos. Acontece com envolvimento dos escolares, pais e responsáveis. Na ocasião fizemos uma palestra, explicando os cuidados sobre a saúde bucal. Posteriormente foi feita uma avaliação em cada um dos alunos com escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor. E encaminhado para a UBS os que foram diagnosticado com caries, e outros problemas bucais com intuito de resolver o problema”, disse.

O Projeto Saúde na Escola terá continuidade até esta quinta-feira (30).

Publicidade

Veja fotos da Unidade Escolar Antonio Gonçalo, no povoado Pocinhos e logo depois fotos da Escola Elpídios Ramos

Veja fotos da Unidade Escolar Francisco Elpidio Ramos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS