Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Índice de transmissibilidade do coronavírus caiu após medidas de restrição, diz governo

Publicado

em

O índice de transmissibilidade do novo coronavírus caiu, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O órgão fez a afirmação com base em relatório da semana epidemiológica, composta pelo período de 7 a 13 de março, onde o número ficou em 1,33, enquanto na semana anterior era de 1,43.

Para a Sesapi, a pequena queda já é efeito das restrições adotadas para tentar conter mais uma onda de propagação do vírus no Piauí. A analista do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (Cievs), Ester Pereira, afirmou que a tendência é de que o índice caía ainda mais.

“É o tipo de medida cujos resultados só vêm duas semanas depois. Com a fiscalização mais severa e toque de recolher, a tendência é seguirmos em queda”, avaliou.

A Sesapi afirmou que a proibição de festas, as restrições ao funcionamento de bares e restaurantes, entre outras medidas adotadas, são eficazes para conter o avanço da infecção.

O órgão informou que a expectativa é obter, nos próximos dias, recuo também na quantidade de doentes hospitalizados, abrindo vagas em leitos clínicos e críticos.

“Como a transmissão do vírus é via gotículas, o afastamento social leva a uma redução natural de contágio. O que esperamos é uma diminuição gradativa com as medidas adotadas pelo governo”, pontuou Ester Pereira.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS