Connect with us

ENTRETENIMENTO

Festa junina valoriza a cultura e leva alegria às famílias em São José do Piauí; veja fotos

Publicado

em

A colorido e a alegria das festas juninas que movimentam a região do Nordeste brasileiro neste período do ano, invadiu, também, a cidade de São José do Piauí.

Em uma iniciativa de fomento, valorização e resgate da cultura popular nordestina, a Prefeitura Municipal realizou na noite desta quinta-feira, 22 de junho, na quadra poliesportiva, o Festival de Quadrilhas Juninas.

O evento reuniu um grande número de pessoas, que lotou as arquibancadas da quadra para assistir a um verdadeiro espetáculo de danças e coreografias, além de saborear comidas típicas e curtir muito forró.

Crianças e adolescentes abrilhantaram o evento com apresentações culturais. Tendo em vista a importância da cultura o processo educacional, o município envolveu alunos das escolas Dirceu Mendes Arcoverde, Helvídio Nunes, Severo Eulálio, João José de Alencar – das Redes Municipal e Estadual de Ensino.

Outro momento que chamou a atenção do público foi o concurso de quadrilhas, com a participação de dois grupos. A primeira a se apresentar foi o “Arraiá dos Apaixonados”, e em seguida, os casais do movimento católico Encontro de Casais com Cristo apresentaram o “Arraiá da Família ECC”.

As quadrilhas mantiveram a essência das festas juninas com coreografias e passos tradicionais como a grande roda, o caminho da roça e o túnel, no colorido das roupas, na alegria das músicas e na energia de seus integrantes nos movimentos coletivos sincronizados.

As apresentações dos grupos foram avaliadas pelos três jurados, que avaliaram vários quesitos. Ao final, o “Arraiá da Família ECC” foi a grande campeã com nota 10. O “Arraiá dos Apaixonados” obteve nota 9,7 e ficou com o segundo lugar.

Como forma de incentivo e apoio à essa manifestação cultural, a Prefeitura de São José do Piauí premiou as duas juninas. Além do troféu, foram distribuídos R$ 3 mil, sendo 2 mil reais para a campeã e 1 mil reais para a vice.

O evento encerrou com muito forró, ritmo nordestino que embala as festas juninas, em um show com o cantor Edson Sanfoneiro.  

Segundo o prefeito Admaelton Bezerra, esse foi o primeiro Festival de Quadrilhas Juninas realizado na sua gestão cujo objetivo é resgatar e preservar a cultura, envolvendo os alunos, as igrejas e outros segmentos, para tornar a cultura mais acessível a todos.

“Hoje realizamos o nosso primeiro Festival e estamos muito felizes com o resultado. Graças a Deus, foi um sucesso de participação, as quadrilhas juninas e as outras apresentações foram muito bonitas. E vendo que a população abraçou a ideia, a nossa intenção agora é crescer ainda mais esse evento, incentivando a formação de mais grupos de quadrilhas juninas, envolvendo todos os colégios da cidade e da zona rural.”, disse.

Além do prefeito, o vice Joseídney Bezerra, vereadores, secretários municipais e outros membros da equipe de governo, além da população em geral, participaram do evento cultural.

Veja todas as fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS