Connect with us

Curral Novo do Piauí

Secretaria de Saúde e SAMU oferecem treinamento de primeiros socorros em Curral Novo

Publicado

em

Na última sexta-feira (28), a Prefeitura de Curral Novo, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Picos, promoveu uma capacitação em urgência e emergência pré-hospitalar e na atenção básica para os profissionais que atuam na área da saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Vanderlúcia Lira, o treinamento é uma atividade proposta pelo Ministério da Saúde para que seja realizado nos municípios, no qual o gestor elabora um plano de atividades com temas que possam atualizar os profissionais que fazem parte do quadro da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto foi coordenado pelo professor e mestrando em saúde coletiva, Átila Araújo, e ministrado juntamente profissionais do SAMU de Picos, o enfermeiro plantonista  e coordenador  de enfermagem, Alan Alencar, e  o condutor-socorrista, Julião Soares.

O público alvo foram os enfermeiros, agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem, além dos motoristas de ambulância que precisam estar habilitados para realizarem o transporte e também ajudam no suporte básico de imobilização e estabilização da vítima.

O treinamento possibilitou como intervir em situações de emergências em diversas abordagens como infarto, AVC, trauma, engasgo tanto em crianças ou adultos, situações de ressuscitação cárdio pulmonar, como realizar a transferência de uma vítima de acidente ou que sofreu lesões corporais e assim dar uma maior sobrevida a esse usuário livrando de possíveis agravamento da situação.

Publicidade

O coordenador do projeto Átila Araújo, ressaltou a importância deste treinamento teórico e prático. “É de extrema importância essa preocupação da secretaria de saúde na pessoa da Vanderlúcia Lira em investir na atualização dos profissionais que vai deixá-los capacitados para poder atender as supostas vítimas em situações de urgência e emergência no município.”, finalizou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS