Connect with us

Água Doce do Maranhão

Escola em Água Doce do Maranhão realiza palestra e destaca importância do empoderamento feminino

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (28), a escola municipal Unidade de Educação Básica Pedro Mariano Moreno, em Água Doce do Maranhão, em parceria com a prefeitura da cidade, realizou um encontro para falar sobre a importância do empoderamento feminino, utilizando a temática do mês de março, onde se comemora o Dia Internacional da Mulher.

O evento foi realizado no pátio da escola e trouxe uma palestra com o tema “Mulheres Inspiradoras”, para os estudantes do turno vespertino, na faixa etária de 12 a 16 anos de idade.

Fizeram parte do momento a secretária municipal da mulher, Selenir Freitas, a psicóloga, Jessica Albuquerque, a técnica agropecuária pela Saf Agerp, membro jovem indígena, Paula Jessica dos Santos Vieira e a professora e especialista, Lívia Abreu da Silva, formada em Letras Português e Espanhol, e pesquisadora, que atualmente leciona Língua Espanhola e Cultura Espanhola e Hispano Americana.

A secretária Selenir Freitas, destacou o intuito do momento realizado com os alunos.“É sensibilizar os jovens a não desistirem de seus sonhos e buscarem conhecimento através dos estudos para alcançarem seus objetivos. Motivá-los a não desistir em meio às dificuldades”, disse.

Selenir também falou sobre a parceria entre a escola e a prefeitura do município para realizar o evento, e como a gestão tem cooperado em atividades como essa.“A gestora achou interessante levar a secretaria da mulher tendo em vista os cargos que muitas mulheres exercem no município, e assim as mulheres testemunharem sua trajetória de vida para chegar até aonde estamos hoje. E seria interessante levar ainda no mês em alusão às mulheres. Apoio total da gestão”, informou.

A diretora da escola Pedro Mariano Moreno, Celine Dyon Silva e Silva, falou sobre a iniciativa.“Essa palestra foi em prol do empoderamento feminino e enfatizar a diversidade de mulheres com carreiras promissoras no nosso município, além de incentivar as alunas a seguir esses exemplos e conscientizar os alunos sobre a luta dessas mulheres para chegarem onde estão”, disse.

Publicidade

De acordo com Celine, esse é o seu primeiro ano à frente do colégio, mas momentos como esse já foram proporcionados em outros períodos, durante a atual administração do município, onde alguns profissionais já foram conversar com os alunos.

Por fim, a diretora pontuou a necessidade de trazer essas iniciativas para dentro da escola, onde os estudantes possam ter inspiração para não desistirem de seus sonhos.“Vejo como uma porta de milhares de possibilidades as jovens que a assistiram, pois, ao ver mulheres do município com carreiras sólidas abre margem a que esse processo se repita em suas vidas. Eu além de gestora da escola, sou formada em sociologia e um dia estive no lugar delas e gostava de me espelhar em mulheres fortes. Trazer reflexões, como “o ser mulher” no âmbito escolar, aumenta o avanço no conhecimento e senso crítico, pontuando que o processo educacional só se torna vivo e libertador, quando permite o exercício e a provocação da reflexão para uma ação transformadora”, concluiu.

Facebook

MAIS ACESSADAS