Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Arraiá do Caboclo tem recorde de público e se consolida como um dos maiores; veja fotos

Publicado

em

O “Belarraiá Caboclo Nordestino”, realizado pela Prefeitura Municipal de Belém do Piauí no povoado Caboclo, já se consolida como um dos maiores da região de Picos e do interior do Estado. A edição deste ano registrou um público recorde. No último sábado (11) uma multidão de pessoas lotou o espaço de eventos da comunidade para prestigiar a festa, cujo objetivo maior é manter viva as tradições da cultura popular nordestina.
[divider]
COBERTURA FOTOGRÁFICA:
– Clique aqui e veja o álbum I
– Clique aqui e veja o álbum II
[divider]
Anualmente, neste período, a comunidade, situada a cerca de 5 km da sede, se transforma para a festa. Este ano, ainda mais. Além do colorido da ornamentação tipicamente nordestina, a infraestrutura do local também foi melhorada com a pavimentação e iluminação das ruas no entorno e a implantação do novo piso na quadra de eventos.

A abertura do evento foi feita pelos adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, que apresentou a dança do carimbo.

DSC_2122

Em seguida, o público assistiu um verdadeiro espetáculo de alegria, coreografias, figurino e cultura, protagonizado pelas quadrilhas juninas representando as escolas do município. Quatro grupos disputaram o concurso e deram um brilho ainda maior ao evento.

quadrilhas 1
Quatro quadrilhas disputaram o concurso

Segundo o corpo de jurados, a melhor apresentação foi feita pela quadrilha junina ‘Arretados do Sertão’, do Centro Educacional Sebastião de Sousa, que homenageou o vaqueiro, uma das figuras mais representativas do sertão. O grupo conquistou o título de campeã.

DSC_2228
‘Arretados do Sertão’ é a grande campeã

Em segundo lugar, com uma diferença de apenas seis décimos, ficou a quadrilha “Caboclo Nordestino”, representando a Escola Municipal Raimundo José Gomes. O grupo junino da própria comunidade abordou o tema “Andando com fé eu vou”.

DSC_2293
‘Caboclo Nordestino’ fé a vice-campeã

Após as apresentações, todas as atenções se voltaram para o palco cultural, que aguardavam os shows de forró, ritmo indispensável nos arraiás. A primeira atração musical da noite foi o cantor Joãozinho dos Teclados, artista do município de Belém. Em seguida subiu ao palco o cantor Iohannes, um dos mais requisitados da atualidade e que, acompanhado do Forró do Imperador, levou o grande público ao delírio com sua beleza, carisma em palco e um repertório que agradou os forrozeiros, cantando sucessos como “Vai No Cavalinho”, “Férias em Las Vegas”, “Vai quicando”, “O lobo” e “A notícia do Momento”.

DSC_2578
Iohannes e Forró do Imperador, principal atração do evento

A prefeita Débora Carvalho comemorou o sucesso do evento. “Esse ano nós superamos todas as nossas expectativas. Foi uma festa linda onde nós celebramos a nossa cultura, algo rico e que deve ser preservado entre as novas gerações. Estou feliz em ver os jovens participando ativamente da programação da festa, sobretudo, das apresentações culturais. Isso revela que, mesmo em tempos modernos, onde as tecnologias predominam, os jovens de Belém continuam envolvidos com as tradições e costumes da nossa região”, disse. A festa é, também, uma oportunidade de negócio para os moradores da comunidade. Várias barracas foram montadas no espaço do evento, comercializando bebidas e comidas típicas.

Prefeita Débora Carvalho
Prefeita Débora Carvalho

A prefeita destacou que este ano, além da alegria das festas, está deixando também outros benefícios, como a pavimentação e iluminação das ruas do povoado Caboclo. Segundo Débora, mais de R$ 250 mil estão sendo investidos na comunidade, uma obra que vai melhorar a qualidade de vida da população e dar um aspecto urbanístico ao povoado. Parte da obra já foi concluída. Também está em fase de conclusão a construção de uma escola modelo com seis salas de aula, orçada em mais de 1 milhão de reais.

Francisco Antônio, secretário municipal de Educação
Francisco Antônio, secretário municipal de Educação

O secretário municipal de Educação, Francisco Antônio, destacou a participação das escolas do município no evento. O objetivo, segundo ele, é envolver os jovens e adolescentes com a cultura popular, realizando essa resgate histórico, fazendo com que eles conheçam as tradições do seu povo. “Vamos estar sempre promovendo e apoiando ações como esta, que promovam e valorizem a cultura da nossa gente”, disse.

Vice-prefeito Sherlyn Oliveira
Vice-prefeito Sherlyn Oliveira

O vice-prefeito Sherlyn Oliveira também comemorou o sucesso da festa. “A comunidade de Caboclo está de parabéns por sediar essa grande festa e abrir as portas para acolher aos visitantes. Nós que fazemos parte do governo municipal estamos felizes em ver o crescimento dessa festa. Há quatro anos esse evento era idealizado, com o objetivo de resgatar e valoriza a nossa cultura. Hoje, o Belarraiá já se consolida como um dos maiores”, disse.

Presenças
Também estiveram presentes os secretários municipais, Ademar Carvalho (Finanças) e a esposa Francisca Gomes, Anaías Coelho (de Assistência Social), Luís José (Agricultura); os vereadores Francisco Bento (Tico), presidente da Câmara, Francisco Felipe (Cicisso), Evaldo Otacílio, Luizinho Carvalho e Cláudia Ribeiro. Também prestigiaram a festa o superintendente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Francisco das Chagas, os prefeitos Netinho Araújo (de Padre Marcos) e Chico Pitú (de Marcolândia), dentre outros.

DSC_2571

DSC_2366

DSC_2655

DSC_2016

DSC_2021

DSC_2074

DSC_2076

DSC_2089

DSC_2399

DSC_0335

 

Publicidade

 

DSC_2652 DSC_2632 DSC_2604 DSC_2606 DSC_2583
DSC_2572 DSC_2557 DSC_2536 DSC_2514 DSC_2504 DSC_2499 DSC_2475 DSC_2463 DSC_2444

DSC_0335io belém io belém 2 DSC_2440DSC_2663

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS