Connect with us

Curral Novo do Piauí

CURRAL NOVO | Evento em alusão à campanha Outubro Rosa conscientiza para prevenção ao câncer de mama

Publicado

em

Para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do colo útero, a Prefeitura de Curral Novo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o movimento “Momento Mulher”, realizou um vento em alusão à campanha Outubro Rosa. 

O evento aconteceu na noite desta terça-feira, 24 de outubro, e teve como objetivo conscientizar as mulheres curralnovenses sobre o cuidado, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, tipo de tumor mais comum entre as mulheres no Brasil.  

A ação teve início com a concentração em praça pública e distribuição de camisetas personalizadas da campanha. Em seguida, aconteceu dinâmicas e atividades de zumba para incentivar as mulheres na prática de exercícios físicos, quando a profissional de educação física, Mariana Fabrícia, explanou sobre a importância e necessidade de praticar atividades físicas. 

Em seguida, as mulheres realizaram uma caminhada até a academia da saúde, onde participaram de uma palestra ministrada pelo enfermeiro Thomás David, que abordou sobre a campanha Outubro Rosa. 

Na ocasião, o enfermeiro fez uma explanação sobre fatores de risco, sinais precoces, sintomas mais comuns e sobre o tratamento para combater o câncer de mama e de colo de útero, destacando a importância da detecção precoce dessas doenças, abrangendo sobre estratégias de prevenção e esclarecendo sobre as abordagens mais recentes. 

A temática, também, foi abordada pelo médico Rômulo Carvalho e a enfermeira Gleisiane Araújo. 

A secretária de Saúde, Vanderlucia Lira, ressaltou a importância da campanha na prevenção. “O Outubro Rosa é uma ação importante porque conscientiza e incentiva as mulheres sobre o autocuidado, a prevenção, a importância do autoexame, da realização da mamografia e, é um momento que a gente declara o amor próprio, se auto cuidando. Todos os anos a gente realiza esse momento, e ficamos muito feliz porque a cada vez mais aumenta a participação das mulheres”, afirmou. 

A gestora ainda incentivou as mulheres sobre ter atenção no fator prevenção, quando convidou as mesmas para realizarem o exame de prevenção. “Todas as mulheres são convidadas a realizar nesta quarta (25), o exame de prevenção, a nossa equipe vai estar toda a disposição pra realizar essa atividade na UBS aqui no nosso município. Então mulheres, venham participar, cuidar do seu corpo, para que vocês continuem bem”, finalizou. 

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS