Connect with us

Jaicós

Educação promove encontros com professores da Rede Municipal em Jaicós e faz nova proposta da regência

Publicado

em

Desde março do ano passado, devido a pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento, estudantes e escolas tiveram que se adaptar a uma nova forma de aprender e ensinar. Alternativas foram implementadas ao longo de 2020, e as aulas que antes eram em sala de aula, passaram a acontecer de forma remota.

Agora, com o avanço da vacinação e um cenário de estabilidade na pandemia, vem um novo desafio: retomar as aulas presenciais e recuperar os prejuízos causados pela paralisação das aulas presenciais, algo que causou impactos no desenvolvimento das crianças e adolescentes estudantes.

O município de Jaicós tem se preparado para esse retorno. Nesta quinta-feira, 19 de agosto, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promoveu encontros com todos os professores da Rede Pública Municipal de Ensino.

Os encontros aconteceram em três momentos, divididos por níveis de ensino, e o foco foi a saúde mental dos educadores, que foi trabalhado a partir de palestradas ministradas pelo psicólogo Moisés Nascimento, com o tema “Superação nos tempos atuais, somos todos vencedores”.

“Esse momento de volta às aulas presenciais causa muita ansiedade nas pessoas, e pensando no bem estar dos nossos professores, nada melhor do que focar na saúde emocional, como controlar essas ansiedades e inseguranças. Isso é imprescindível”, pontuou o palestrante.

“O objetivo aqui é mostrar aos nossos professores que eles têm uma função primordial dentro da educação, seja no ensino presencial, remoto, híbrido, é ele importante. E que também são vencedores, pois souberam se adaptar a essa nova realidade para continuar exercendo esse papel tão importante”, disse o secretário de Educação, Antônio de Pádua, o Tontonho.

Aulas presenciais

Em entrevista, o secretário de Educação falou sobre o formato das aulas no segundo semestre. Segundo ele, até 31 de agosto, as aulas continuarão de forma remota. E em setembro o município vai adotar o ensino híbrido, que combina as práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino à distância.

“Se Deus nos permitir, a partir de 1º de setembro a gente vai começar a trabalhar de forma híbrida. Vamos dividir as turmas, reduzindo à metade a capacidade em sala de aula, de forma 50% assista aula segunda e terça, outra metade quarta, quinta e sexta. Na semana seguinte a gente inverte. Quem assistiu dois dias de aula, vai assistir três. E assim por diante. A cada 15 dias o aluno terá uma semana de aula presencial, e a outra semana vai ser o ensino remoto”, disse Tontonho.

Publicidade

Regência

Outro assunto abordado no encontro foi o pagamento da regência de classe aos professores da Rede Municipal de Ensino. A implantação da gratificação já foi pauta de pelo menos sete reuniões entre representantes do Poder Executivo e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-PI), mas até o momento não houve entendimento.

No encontro com os professores, o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, em um longo pronunciamento, falou sobre o seu interesse e empenho, enquanto gestor, em resolver esse problema que se arrasta há muitos anos.

Segundo ele, um dos objetivos de participar do encontro foi ter essa “conversa franca” direto com os docentes. O prefeito afirmou que tem sido mal interpretado e que algumas informações repassadas pela sua gestão nas reuniões têm sido distorcidas.

Neném de Edite apresentou uma nova proposta, cujo percentual da regência é de 10%, a ser pago logo a partir do mês de setembro, se houver o aceite por parte da classe. A proposta prevê, ainda, o pagamento da regência referente ao período de janeiro a agosto de 2021. O montante acumulado seria pago em quatro parcelas no decorrer dos últimos quatro meses do ano. “Em setembro a gente pagaria o mês de referência mais uma parcela do atrasado, e assim sucessivamente”, disse.

Em sua fala, o prefeito afirmou que foram feitas projeções, e que 10% é o percentual máximo que o município pode pagar sem comprometer o equilíbrio financeiro da educação.

Ao falar sobre a regência, o secretário de Educação, Antônio de Pádua, disse que o município já havia apresentado uma proposta para o Sindicato, mas a entidade da classe ainda não havia se manifestado oficialmente a respeito.

Publicidade

Por conta disso, segundo o gestor, a nova proposta foi apresentada primeiro e diretamente aos professores, e que o município também vai oficializar junto ao Sindicato. O gestor ainda se colocou à disposição para prestar mais esclarecimentos aos professores. “Aqueles que tiverem alguma dúvida, podem nos procurar na Secretaria de Educação que nós iremos mostrar todos os dados e informações”, disse.

Dentre outros, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Bosco (Bosquinho), o procurador geral do município, Dr. Guilherme Bento, o chefe de gabinete Deusmar Costa, também participaram do encontro.

Mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS