Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Educação realiza reunião e discute ‘Plano de Ação em Regime Especial’

Publicado

em

A Prefeitura de Francisco Macedo na gestão do prefeito Nonato Alencar, através da Secretaria de Educação, administrada pelo secretário, Virgílio Alencar, realizou na manhã desta quarta-feira (03), uma reunião técnica com diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino.

O encontro teve como objetivo realizar o desdobramento do planejamento estratégico das metas do Plano de Ação em Regime Especial (PARE), para 2020, que aborda medidas que visam garantir a execução das 800h (oitocentas horas) obrigatórias de estudos que são direito legal dos alunos matriculados.

Durante a ocasião, foi realizado o debate sobre a operacionalização do Plano, aconteceu à explanação sobre os objetivos estratégicos, estratégias e metas, bem como a apresentação do Calendário Escolar e o desdobramento das metas.

O Plano propõe que seja realizado 720 h presenciais em 180 dias letivos mais 80 h complementares em 40 dias de atividades não presenciais para garantir o atendimento escolar essencial justificado pelo período de restrições em razão da pandemia do novo coronavírus.

Para o cumprimento do calendário, os alunos irão receber semanalmente no mês de julho/agosto Atividades não presenciais/Exercício domiciliares, elaborados pelos professores seguindo o Plano Político Pedagógico das escolas e pelo Plano de Ensino Anual outorgado pelos Coordenadores de Ensino, para isso, todos os profissionais da Educação irão passar por uma capacitação de atualizações, evidências e segurança em prevenção a Covid-19.

Publicidade

Os modelos de Plano de Ensino bem como das Atividades a serem enviadas para os alunos, serão apresentadas discutidas por coordenação dia 08 de junho, via videoconferência e envio de arquivos pelo Telegram.

As famílias dos alunos matriculados na rede municipal de ensino irão ser orientadas sobre as novas diretrizes educacionais a fim de garantir a segurança dos escolares sobre a pandemia Covid-19 e a garantia dos seus direitos de aprendizagens.

Os colaboradores das escolas ainda serão capacitados para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e manuseio das redes sociais. E irão participar de um treinamento será realizado através da Secretaria Municipal de Saúde de forma presencial e por meio de recursos virtuais.

A formação de forma presencial será realizada nos dias 18 e 19 de junho, e irá abordar o tema: ‘Crise Mundial de Saúde Mental pós-pandemia COVID – 19’.

Vale ressaltar que para evitar aglomerações, cada funcionário irá receber um convite com o seu horário e data da reunião. Além de haver o distanciamento exigido entre as pessoas, bem como será obrigatório o uso de máscaras.

Publicidade

Cada escola será responsável por elaborar o seu próprio Plano de Ação com base nos dados e informações da análise situacional do momento pandemia conforme a realidade, seguindo o modelo padrão o da SME, descrevendo em coerência todo o PLANO DE SUPORTE ESTRATÉGICO – PLANO DE AÇÃO.

Ainda deverá ser construído um Plano de Ensino pós-pandemia que garanta os direitos e aprendizagens dos alunos, componentes curriculares e habilidades constituídos na BNCC.

Para o cumprimento do Plano, no mês de julho ainda será elaborar 01 projeto da Biblioteca Municipal Mestre Lourenço envolvendo 100% o atendimento de todas as escolas do município e a padronização no atendimento à comunidade escolar.

O secretário de Educação, Virgílio Alencar, destacou que o encontro aconteceu respeitando todas as medidas determinadas pelos órgãos da saúde em prevenção a Covid-19, e explicou: “A reunião se fez necessária para decidirmos o futuro das nossas crianças. Respeitamos o distanciamento social, bem como as outras recomendações das entidades de saúde. Foi uma manhã super proveitosa e iremos colocar em prática todos os objetivos e cumprir as nossas metas, visando o bem estar de todos!”.

Confira o vídeo:

Publicidade

Matéria Relacionada: Educação de Francisco Macedo emite Plano de Ação para retorno das aulas em regime especial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS