Connect with us

Itainópolis

Prefeitura de Itainópolis promove curso de confeitaria para famílias inscritas no Cadastro Único

Publicado

em

A Prefeitura de Itainópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nos dias 04 e 05 de julho um curso de confeitaria de bolos e tortas para famílias inscritas no Cadastro Único, beneficiárias do Programa Bolsa Família. O evento ocorreu na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), com duração de 20 horas-aula, e contou com a participação de 33 pessoas.

Veja AQUI imagens do 1° dia de curso!

Veja AQUI imagens do 2° dia de curso!

O curso de nível I, para iniciantes, foi ministrado pela confeiteira Kantaneide Araújo, que ensinou técnicas de preparo de massas amanteigadas, recheios, caldas, bolo espatulado, aplicação de stencil no bolo, decoração e estratégias de venda.

“Esse curso de confeitaria teve como objetivo capacitar e incentivar as famílias (mulheres) a produzirem e comercializarem seus produtos, que podem ser vistos como uma fonte de renda extra. Acredito que o aprendizado desses dois dias vai formar excelentes profissionais aptos a comercializarem seus produtos, não somente em nosso município, como também nos municípios vizinhos. O curso e todo o material foram disponibilizados de forma 100% gratuita para os participantes”, pontuou a secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues.

Kantaneide com Marilene e a primeira-dama, Maria do Socorro

Marilene aproveitou e fez seus agradecimentso. “Aproveito para agradecer todo o apoio do gestor municipal, prefeito Miguel Rodrigues, e do vice João Batista, por apoiarem e financiarem oportunidades como essa, que acredito que irá auxiliar bastante na geração de empregos para nossos participantes. Esse foi o 1° curso (nível I), mas foi firmado o compromisso de que, para aqueles que participaram e colocaram o aprendizado em prática, promoveremos o curso de nível II e nível III, para que possam se aperfeiçoar ainda mais. Desejo sucesso e que coloquem em prática tudo aquilo que aprenderam”, acrescentou a secretária.

A oficina de bolos e tortas teve como objetivo proporcionar aos participantes oportunidades de qualificar-se e aprimorar técnicas na confeitaria, de acordo com o mercado atual, com receitas, técnicas e recheios para aprimorar o conhecimento em bolos e tortas.

Publicidade

Participantes no segundo dia do curso

Primeiro, os participantes do curso iniciaram com as massas branca e de chocolate, depois com os recheios de ninho, chocolate e abacaxi. Em seguida, foi trabalhado o nivelamento e o prensar corretamente do bolo. Depois as coberturas de chantilly e chantininho, finalizando com a montagem e decoração do bolo, além de várias dicas de como trabalhar com a confeitaria de bolos e tortas.

“No decorrer da oficina, os alunos participaram ativamente, comunicando-se e mostrando interesse em cada etapa. Além disso, após o encerramento do curso, os alunos têm entrado em contato comigo, tirando dúvidas ou mandando fotos do que já colocaram em prática. Agradeço à cidade de Itainópolis pela oportunidade de apresentar o meu trabalho e espero retornar para dar continuidade nas oficinas de confeitaria, especialmente de bolos e tortas, com o nível 2 e nível 3”, afirmou a oficineira Kantaneide Araújo.

Oficina foi ministrada pela confeiteira Kantaneide Araújo

Edinalva Maria dos Anjos, uma das participantes do curso, falou sobre o momento. “Sobre o curso era um sonho que eu tinha de aprender trabalhar com bolo, principalmente, com a massa amanteigada. Amei a professora que nos ensinou muito bem, tirando algumas dúvidas que eu tinha sobre o chantylim. Agradeço ao município e o prefeito Miguel Rodrigues pela atitude dele trazer esse curso para nossa Itainópolis, porque como já tinha falado, era um sonho que eu tinha de fazer um curso desse, mais confesso que no momento não tava tendo condições financeiras e graças ao gestor consegui realizar. No momento trabalho com doces mais com esse curso futuramente quero trabalhar com bolos também”, finalizou.

Edinalva Anjos, participante do curso

Ao final do curso, todos os participantes receberam certificados. A primeira-dama e secretária de Educação, Maria do Socorro, também participou da entrega de certificados e desejou muito sucesso aos participantes do curso.

No final participantes receberam certificados

Publicidade

Fonte: Folha Atual

Facebook

MAIS ACESSADAS