Connect with us

DESTAQUES

Diversas ações realizadas pela Secretaria de Agricultura de Jacobina garantem apoio e incentivo ao homem do campo

Publicado

em

A Prefeitura de Jacobina do Piauí, através da Secretaria de Municipal de Agricultura tem garantido o apoio e incentivo à Agricultura familiar no município com realização de diversas ações que fomenta e fortalece ainda mais o setor, que é o maior responsável pela economia local.

As atividades desenvolvidas englobam os mais diversos setores da área, principalmente as cadeias produtivas, que em Jacobina do Piauí se destacam pela grande produção.

O secretário de Agricultura de Jacobina do Piauí, Edcácio Rodrigues, afirma que a pasta procura desenvolver políticas públicas que fomenta a atividade rural. “A Secretaria de Agricultura de Jacobina tem uma missão bem definida, que é proporcionar aos agricultores do município maior capacidade produtiva, através de incentivo, capacitação e fomento, isso contando de forma incansável com a gestão do prefeito GD e vice-prefeito Vanderlei”, destacou.

Na parte de incentivos a atividades econômicas foram diversas as ações englobando vários setores. Para agricultores foi feita e entrega de kits de irrigação, sendo beneficiados um total de 10 famílias.

Os kits de irrigação foram adquiridos através da deputada Rejane Dias e a instalação foi realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Foram beneficiados com o kits os agricultores com produção variada, seja de pastagem, grãos, frutas e olerícolas. A intenção é a produção para subsistência e comércio do excedente, promovendo geração de renda e qualidade de vida, através da produção de produtos saldáveis.

Outra ação realizada, foi a entrega de sementes de milho e feijão para agricultores individuais e associações rurais, quando foram distribuídos 300kg de feijão Caupi Cultivar – BRS guaribas e 300kg de milho Cultivar – Asa branca.

Com a entrega, a Secretaria visa assegurar que os agricultores tenham sementes para garantir plantações e boa produções a depender da pluviosidade. As sementes são adquiridas através da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado.

Na bovinocultura, a Secretaria está desenvolvendo uma importante ação para garantir o aumento da produção de bovinos no munícipio, com a adesão ao Programa +Pecuária Brasil.

A Secretaria de Agricultura do município estabeleceu um termo de cooperação técnica com a Conafer para ter acesso ao programa. Nessa primeira etapa, foram cadastrados 7 produtores, tendo 58 vacas para serem inseminadas.

Com o +Pecuária Brasil, os pequenos produtores de Jacobina podem multiplicar os
rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics,
empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da CONAFER.

Ao fazer a adesão ao programam a pasta tem como objetivo descentralizar as ações dentro dos arranjos produtivos do município, indo além da ovinocultura e apicultura que é o forte de Jacobina.

A Secretaria de Agricultura, também fez a Adesão ao Programa Brasil Mais Cooperativo, que visa apoiar as associações, Prefeitura e a Secretaria de Educação para fomento à compra de produtos da agricultura familiar.

O foco da Secretaria é poder incrementar nas compras, incentivando ainda mais a produção e organização dos agricultores. O programa é uma iniciativa do do governo federal executado, através da ANATER, por meio do Instituto Flor do Cajueiro.

A Secretaria de Agricultura, também, realizou a entrega de boletos do Garantia-Safra 2022/2023 para Agricultores de Jacobina.

Para que o homem do campo tenham acesso ao benefício caso haja perca dessa safra por falta ou excesso de chuvas, foram realizados os cadastros dos agricultores, a adesão ao programa na referida safra, a homologação no sistema, geração e entrega dos boletos.

Na apicultura, que também é um setor de alta produção no munícipio, a pasta disponibiliza o curso de ‘Produção de Rainha. Outro curso de ‘Produção de pães e bolos caseiros’, também, é ofertado.

Publicidade

Duas associações são beneficiadas, a JACOMEL com duas turmas do curso de Produção de Rainha e a Associação de Quilombolas de Campo Alegre com o outro curso (produção de pães e bolos caseiros).

Os cursos são realizados em parceria com Banco do Nordeste e o SENAR, com total a apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Agriculta, para capacitar os agricultores para que melhorem suas produtividades e por consequência a sua qualidade de vida.

Além dessas ações, a Secretaria de Agricultura de Jacobina atua realizando atendimento individual aos agricultores, participa de eventos da área, busca parcerias regionais, dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS