Connect with us

Jacobina do Piauí

Educação de Jacobina do Piauí inicia aulas presencias; prefeito GD visita escolas

Publicado

em

Visando minimizar os impactos de aprendizagem e permitir que a Educação da rede municipal avance, a Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta segunda-feira, 25 de outubro, o retorno dos alunos para as salas de aula.

Em jacobina do Piauí, as aulas presenciais haviam sido suspensas em março de 2020, e desde então, diante da crise sanitária causada pelo coronavírus, o município decidiu adotar o ensino remoto, com aulas virtuais e o uso de atividades impressas.

Para garantir o retorno às salas de aula com segurança, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um plano de retomada que estabelece uma série de normas de saúde, higiene e biossegurança, que foi analisado pela Secretaria Municipal de Saúde, pela Vigilância Sanitária, a qual foi adotado pelas escolas como medida preventiva à Covid-19.

Para o retorno, as escolas receberam uma ampla reforma em sua estrutura física, além de serem adaptadas para receber os trabalhadores da educação e os alunos. Os ambientes são higienizados constantemente, o uso de máscara é obrigatório, e os alunos tem a temperatura corporal aferida no acesso a escola. Foram instalados recipientes com álcool em gel, lavatórios, tapetes sinizantes, fixados cartazes com orientações e as salas de aula são mantidas ventiladas e com capacidade reduzida de ocupação, além das carteiras das escolas serem posicionadas respeitando o distanciamento.

Os alunos foram calorosamente acolhidas pelos professores, que prepararam um espaço lúdico, com aulas dinâmica, para recepcionar os estudantes.

Logo no primeiro dia das aulas presencias, o prefeito de Jacobina do Piauí, Gerdêrlanio Rodrigues do Oliveira, o GD, acompanhado da primeira dama, Verônica Oliveira e da secretária de Educação, Edilene Paula, a Dilora, visitou as escolas da sede do município.

Publicidade

Na oportunidade, o gestor municipal conferiu de perto o funcionamentos das escolas municipais, vistoriou as reformas realizadas nas unidades de ensino e conversou com professores e alunos. O prefeito visitou a creche Tia Araci e a escola Severo Rocha, ambas foram reformadas, além da escola Petrônio Portela que vai receber melhorias como a troca do piso e pintura.

“Para nós é um momento de muita alegria. Após um período tão turbulento de pandemia, estamos voltando aos poucos para nossa normalidade, ainda os com cuidados e obedecendo os protocolos, mas retomando nossas atividades educacionais de forma presencial. Que felicidade em ver nossos alunos voltar para as escolas, onde eles interagem e aprendem melhor e tem uma educação de qualidade”, destacou o gestor.

Ele disse que a gestão fez um grande investimento para melhorar a estrutura das escolas e assim atender melhor os profissionais e estudantes. “Para garantir a segurança dos alunos, realizamos uma intervenção em toda rede de ensino, com adequação e reforma da estrutura escolar, observando a necessidade do cumprimento de todos os protocolos para garantir um espaço seguro e adequado para nossos alunos e profissionais. Outra melhoria implantada, além das reformas é a instalação em todas as escolas de quadros de vidro que vai facilitar o trabalho do professor. Nosso compromisso é estarmos buscando sempre melhorias para avançar nossa educação”.

A secretária de Educação, Edilene Paula, explicou sobre a retomada nesse primeiro momento. “Estamos retomando as aulas presencias em todas escolas e modalidades de ensino de forma escalonada, com metade da lotação das turmas, e todos os alunos estão sendo transportados por ônibus, com rotas em todas as localidades, transportados alunos com segurança para escola”, disse.

Segundo Dilora, para essa retomada, todas as escolas passaram por reformas, com exceção de duas que ainda não foi concluída, mas que as demais estão todas reformadas, adequadas e equipadas. “Além da estrutura física, também teve a preparação humana, onde nossos profissionais já tomaram a segunda dose da vacina, passaram por capacitação, sendo preparados tanto fisicamente como emocionalmente para estarem no chão da escola. Ainda realizamos reuniões com os pais, dialogando e ouvindo as demandas. E, é com essa junção de força, que estamos aqui, hoje, iniciando de forma segura as aulas presenciais”, pontuou.

Ela finalizou em tom de gratidão. “Para nós da educação, esse é um momento muito importante e o sentimento é de gratidão pelo fato de estamos retornando, e em ver a alegria dos alunos em estar de volta para as escolas, então é realmente é uma satisfação, uma alegria enorme. Por isso, a nossa gratidão, a gestão do prefeito GD, que incentivou, e deu todo suporte, a todos que fazem a educação de Jacobina e a Deus por estar nos concedendo esse momento, onde tudo é novo, e há um certo medo, dúvidas, tivemos e estamos tendo dificuldades, mas tenho certeza, que com Ele na nossa frente, acredito que vai dar certo”, concluiu.

As aulas presenciais tiveram início em todas unidades de ensino da sede e zona rural do município, onde mais de mil alunos retornaram ás salas em sistema de rodízio.

Veja imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS