Connect with us

Jacobina do Piauí

Em Jacobina, Feira da Agricultura Familiar oportuniza negócios para mulheres associadas

Publicado

em

A Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, está promovendo neste sábado, 15 de julho, a Feira da Agricultura Familiar.

O evento acontece no complexo da Ovinocaprishow – feira e exposição de ovinos e caprinos de Jacobina do Piauí – como parte da programação, com o objetivo de mostrar a força e o protagonismo das mulheres associadas e oportunizar a elas novos negócios.

Nas barracas, uma variedade de produtos da agricultura familiar está em exposição para a comercialização. São bolos, doces, manteiga, pizza, mel, frutas, verduras, legumes, artesanato, peças decorativas, produtos de higiene e limpeza, dentre outros.

A Feira conta com a parceria de instituições como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a participação das Associações Quilombolas, Jacomel e Flor de Mandacaru.

Marinalva Sousa, técnica agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, destacou que a Feira é mais uma iniciativa de apoio da gestão municipal ao empreendedorismo na agricultura familiar.

“Aqui é um espaço para as mulheres a trazerem seus produtos e para mostrar e comercializar. Muitos desses produtos já são bem conhecidos pela população do município, e hoje nós estamos mostrando também para pessoas de outros municípios e até de outros estados, tendo em vista que a Ovinocaprishow tem a presença de muitas pessoas de fora. Então, é uma oportunidade de divulgar ainda mais.”, disse ela, acrescentando que Jacobina tem muito o que mostrar.

Uma das mulheres associadas com produtos à venda na feira era Marcilane de Carvalho Maurício, da Associação Flor do Mandacaru. Eram tapetes de crochê, suplá e produtos de limpeza, como desinfetante, amaciante, água sanitária, sabão líquido, cera e polidor de alumínio.

Parte dos produtos, como os materiais de higiene e limpeza, ela aprendeu a fazer por meio dos cursos que são ofertados pelo município em parceria com o Senar. “É bom. A gente vai fazendo uma coisa aqui, outra ali, e vai dando pra ganhar um dinheirinho a mais.”, disse.

Publicidade

OVINOCAPRISHOW

A Ovinocaprishow é uma exposição e feira agropecuária promovida pela Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e em parceria com a Associação de Ovinos e Caprinos de Jacobina, a ASCOBINA, e que também conta com o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Turismo, do deputado Pablo Santos, e da iniciativa privada.

Realizado há sete anos, o evento é considerado um dos maiores do segmento no interior do Piauí e se destaca pela grandiosidade, desde o espaço, a exposição e comercialização de animais e outros produtos do segmento, pelos concursos de animais, pelas festas e a participação.

A Ovinocaprishow teve início nesta sexta-feira, 14, e segue até amanhã, domingo, 16, quando também acontece a grande cavalgada.

A expectativa da organização é que o evento receba na noite de hoje o maior público da história para assistir aos shows. A principal atração da noite é o grupo Raça Negra. Além desta, diversas outras atrações também se apresentarão no palco do evento.

Publicidade

Veja fotos da Feira

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS