Connect with us

Jacobina do Piauí

Prefeitura de Jacobina promove capacitação para os servidores sobre prevenção e posvenção ao suicídio

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, em alusão à campanha ‘Setembro Amarelo’, está realizando durante este mês, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Educação e Saúde, diversas atividades de conscientização sobre a prevenção e posvenção ao suicídio.

A temática já foi abordada em atividades envolvendo alunos das escolas das redes públicas municipal e estadual, na sede e na zona rural do município. Em mais uma ação da campanha, foi promovida na tarde desta quarta-feira (18), no Ginásio Poliesportivo, uma capacitação direcionada a todos os servidores da saúde, educação e assistência social do município.

Na abertura, o coordenador do CRAS, Valdete Aquino, falou da importância do evento. “É muito bom estarmos reunidos aqui para participarmos desse momento, onde vamos falar sobre uma temática que tem ganhado destaque no Brasil, pois desde 2015 o país abraçou a causa do ‘Setembro Amarelo’, de realizar trabalhos voltados para a prevenção e posvenção ao suicídio. É um problema que não está presente somente em Jacobina, mas em todo o Piauí e Brasil e que as consequências são devastadoras na sociedade e na família. Então, vamos aproveitar esse momento, para que possamos tirar nossas duvidas, pois temos aqui uma equipe preparada para trabalhar essa temática” disse.

Ele ainda falou das atividades realizadas e convidou a população para o evento de encerramento da campanha. “Esse trabalho começou desde o início do mês de setembro, tivemos várias atividades nas escolas das zonas urbana e rural e hoje estamos tendo essa capacitação para todos os servidores públicos municipais. Agradeço ao Centro Débora Mesquita, que se dispôs a estar aqui conosco e desde já convido a todos os profissionais e a comunidade para estarem presentes no “Show da vida”, que acontecerá no próximo sábado, aberto a toda a população” falou.

O evento, que teve como tema “Prevenção e Posvenção do Suicídio na Valorização da Vida”, contou com uma apresentação da cantora gospel Raylla Suellen e logo em seguida, uma palestra ministrada por Késia Mesquita e Fernando Gutman, integrantes do Centro Débora Mesquita, Organização Não Governamental sediada em Teresina, que vem atuando na divulgação das informações e diretamente na prevenção e pósvenção do suicídio.

Entre outros pontos, os palestrantes abordaram sobre saúde mental, transtornos, depressão e seus sintomas, valorização da vida, suicídio e tentativa de suicídio e importância da notificação.

Fernando Gutman disse que o suicídio é multifatorial. “Não podemos dizer que a pessoa cometeu suicídio porque brigou com o marido ou estava endividado, por exemplo, pois o suicídio é multifatorial, o fator que culmina no suicídio é ‘uma gota d’água em um balde que já estava transbordando’, o que chamamos de fator precipitante. O suicídio nunca pode ser explicado de forma simplista, como se fosse causado por apenas um fator” destacou.

Publicidade

O palestrante ainda falou sobre a saúde mental, destacando que a mesma não é apenas a ausência de um transtorno. “A saúde mental está muito além de apenas a ausência de um transtorno, saúde mental é a capacidade de gerenciar suas emoções e seu dia a dia, emoções positivas, negativas, você ter o direcionamento daquilo que gosta e não gosta e ter esse controle de saber quando está nervoso, mais alterado. É a capacidade de reconhecer os próprios limites” falou.

Késia Mesquita disse que é preciso que conheçamos nossas emoções, para termos a capacidade de gerenciá-las. “Na valorização da vida, entendemos que precisamos gerenciar as nossas emoções, mas só podemos fazer isso se conhecermos elas. Nós somos as nossas reações e quando nos conhecemos, se alguma coisa estiver fora do normal você consegue perceber e então tem como se ajudar, trabalhar o sentimento que está lhe tirando do equilíbrio” disse.

Ela também destacou que a depressão é uma doença e pode atingir qualquer pessoa. “Depressão não é uma emoção, sentimento, tristeza. Depressão é uma doença que provoca um desarranjo químico no cérebro e por isso a pessoa não consegue reagir. As vezes a pessoa está com a vida toda em ordem, os filhos estão bem, o marido é legal, ela tem estabilidade financeira, mas a pessoa tem aquela depressão e por isso não consegue reagir. Qualquer pessoa pode ter um transtorno, às vezes a gente pensa que quem tem depressão é aquela pessoa que anda esmorecida, de cabeça baixa, mas as vezes a pessoa com depressão está ali sorrindo” falou.

Durante a palestra, Késia Mesquita, que também é cantora e professora, apresentou uma música composta por ela após enfrentar uma depressão. Além de ter sofrido com a doença, Késia também perdeu uma irmã para o suicídio, fato que levou à criação do Centro Débora Mesquita, que leva o nome da irmã.

“Estamos aqui porque eu e minha família passamos por uma experiência de perder a minha irmã “Débora Mesquita”, por suicídio. Depois disso, eu atravessei uma depressão gravíssima, onde quase morri também. Foi nesse processo de cuidar da Débora, perder ela e eu adoecer, que nós conhecemos todas as carências do sistema de saúde e verificamos também a falta de informação da população. Assim, há 6 anos, fundamos o Centro, que é sem fins lucrativos, e de lá para cá a gente vem desenvolvendo um trabalho de atenção e acompanhamento psicológico especializado” contou.

Publicidade

 A palestra foi encerrada com um momento dinâmico e de relaxamento. Logo após, foi servido um lanche para todos os participantes.

A campanha do “Setembro Amarelo” será encerrada neste sábado(21), com o evento denominado “Show da Vida”, que acontece a partir das 18 horas, no Espaço Festa. A programação contará com uma palestra sobre suicídio, com o psiquiatra Dr. Diego Batista e apresentações musicais com os cantores Paulo Henrique e Arthur, Adeilma Carvalho, Raylla Suellen e Merilândia Sousa.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS