Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Curso de multiplicadoras de informações capacita mulheres para o combate à violência e ao preconceito

Publicado

em

Com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, o município de Jaicós sediou nesta quinta-feira (24), o Curso Técnico de Multiplicadoras de Informações e Educadoras Sociais, que aconteceu no auditório da Assistência.

O curso, realizado através do projeto “Com Educação vamos vencer a Misoginia, o Sexismo e o Feminicídio, capacitou as participantes para a prevenção e enfretamento à violência contra a mulher.

O projeto é desenvolvido pelo Grupo Brasileiro de Promoção da Cidadania, sediado em Picos, que atua na promoção dos Direitos Humanos, prevenção e enfrentamento à todas as formas de preconceito e promoção da cidadania. O projeto é financiado pelo Movimento Bem Maior, com a união dos empresários Elie Horn, Eugênio Mattar, Luciano Huck e Rubens Menin.

O evento foi aberto pela coordenadora de Direitos Humanos de Picos e do projeto, Jovana Cardoso, que falou sobre a instituição que promove o curso, destacando que a mesma atua na promoção dos Direitos Humanos, prevenção e enfrentamento a todas as formas de preconceitos, prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e é considerada referência no Estado do Piauí e Brasil.

O curso prosseguiu com a participação da assistente Social Rosa Araújo, da profissional Joana d’Arc Rêgo e do assessor técnico da Coordenadoria de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual de Picos, Edimar Ferreira, que abordaram sobre os tipos de violência doméstica e familiar, Legislação voltada às temáticas, canais e instrumentos de denúncia e apoio às vítimas, fases da prevenção e empoderamento feminino.

Publicidade

O curso, que aconteceu durante toda a manhã, foi encerrado com um momento de reflexão, avaliação e entrega de certificados a todas as participantes.

Kayla de Araújo, que participou do curso, disse que acredita que toda mulher já sofreu com a depreciação ou machismo.  “Acredito que toda mulher já sofreu algum ato de depreciação ao longo da vida, ou já sofreu com o machismo do lado externo ou até interno também, porque a gente é machista e às vezes se policia por algo que foi enraizado dentro da gente” disse.

Ela também falou que através do curso pôde identificar violências psicológicas e que é necessário o conhecimento. “E o que mais me assustou hoje foi ter notado violências psicológicas que acontecem nos meus relacionamentos tanto familiar como amorosos, que infelizmente eu via, mas não identificava. Por isso é extremamente necessário ter esse tipo de conhecimento para podermos decidir o que fazer a partir daí” disse.

A jovem ainda disse que será uma multiplicadora de informações, começando dentro de casa.  “Com certeza serei multiplicadora. Tenho uma irmã menor que eu, de nove anos, e acredito que ela já precisa crescer ensinada sobre essas coisas. Preciso dizer ‘olha, isso não pode acontecer contigo, você não merece passar por isso” destacou.

Jovana Cardoso, em entrevista, falou da importância em promover o curso em cidades da região de Picos. “Levar essa curso é de uma importância sem tamanho, porque a violência contra a mulher cresce assustadoramente no nosso estado, em especial na nossa região do Centro Sul. As mulheres que participam desse curso se transforam em multiplicadoras de informações, o que elas aprendem aqui irão transmitir e ajudar a combater a violência, feminicídio, misoginia, porque elas passam a entender o que é cada um” disse.

Ela ainda disse que Jaicós foi o primeiro município a receber o curso. “Muitas coisas que são faladas no curso muita gente nem imaginava que existia, e é preciso entender que só a partir do momento que passo a compreender é que posso conseguir lutar contra aquilo. E Jaicós está sendo nosso primeiro município das viagens para fazer o curso e está de parabéns. Jaicós é um município progressista, onde temos pessoas de mente bastante evoluída e foi o primeiro município a se disponibilizar a receber essa oficina” falou.

Publicidade

O curso será desenvolvido ainda em Picos, Fronteiras, Oeiras, Colônia do Piauí, Valença, Inhuma, São José do Piauí, Francisco Santos, Ipiranga, Paulistana, Dom Expedito Lopes, Bocaina, São João da Varjota e Geminiano.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS