Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Fiéis mantém tradição e participam da 294ª festa de Nossa Senhora das Mercês; veja imagens

Publicado

em

Na centenária cidade de Jaicós, o dia 24 de setembro é marcado pela celebração da festa de Nossa Senhora das Mercês, uma tradição religiosa secular, que se mantém viva há 294 anos.

Pela manhã, os fiéis católicos participaram da missa solene celebrada em frente a imponente Igreja Matriz, patrimônio histórico e um dos cartões postais da cidade. A santa missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José, e concelebrada pelos padres Antônio Mendes, pároco local, Edivaldo Santos, da Paróquia de São Sebastião, em Patos do Piauí, e Francisco Pimenta, da Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Belo Horizonte.


NOTÍCIAS RELACIONADAS:
– Multidão participa da última noite do novenário da padroeira de Jaicós
– Padre Francisco Pereira celebra 7º noite de novena
– Vaqueiros homenageiam Nossa Senhora das Mercês na 3° noite de novena em Jaicós
– Carreata e missa marcam 2ª noite dos festejos da padroeira de Jaicós; veja fotos
– Multidão participa da primeira noite de novena da festa de Nossa Senhora das Mercês em Jaicós
– Caminhada com Maria abre 294° festa de Nossa Senhora das Mercês em Jaicós
– 
Imagem peregrina visita lares da Colônia Jaicoense em Teresina; veja fotos


À tarde, aconteceu a tradicional procissão com a imagem da padroeira. Centenas fiéis católicos percorreram as ruas da cidade em uma manifestação de fé e devoção à Virgem das Mercês. Para muitos, momento de agradecer pelas graças alcançadas. Os pagadores de promessas costumam fazer a caminhada de pés descalços ou vestidos de branco.

A programação religiosa encerrou com o rito de exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, um momento de profunda oração. Ao término, a comunidade católica se reuniu na Praça Getúlio Vargas, onde foi realizado o sorteio da rifa e anunciado o resultado do leilão oculto.

Publicidade

As celebrações da 294ª Festa de Nossa Senhora das Mercês tiveram início dia 15 de setembro. Desde então, diariamente, eram realizados pelo menos três momentos de oração – o Ofício da Imaculada Conceição, a meditação do Terço e a missa novena. A exemplo dos anos anteriores, o maior evento religioso do município teve grande participação. Além da comunidade católica de Jaicós, a cidade recebeu visitantes de outras cidades e estados.

Este ano, o festejo refletiu sobre o tema “Maria, discípula e Missionária de Jesus”, e o lema “Eis a Serva do Senhor”.

Veja fotos da missa solene e procissão:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS