Connect with us

DESTAQUES

São João de Massapê do Piauí é retomado com sucesso; entrega de obras, veículo e shows marcam o 2º dia

Publicado

em

Após dois anos sem alegria das festas juninas, a população de Massapê do Piauí pode, finalmente, matar a saudade. A Prefeitura Municipal promoveu, nos dias 21 e 22 de junho, o tradicional São João, um dos mais tradicionais eventos culturais do município, que acontece paralelo aos festejos do seu padroeiro, São João Batista.

O principal objetivo da gestão é preservar e manter viva no município a cultura popular nordestina das festas juninas, um evento que já tem 24 anos de tradição. Além disso, quer, também, proporcionar entretenimento e lazer para a população e movimentar a economia local, tendo em vista que a cidade recebe milhares de pessoas do próprio município e visitantes.

Veja aqui como foi o primeiro dia!

No segundo dia, a programação teve início com a entrega de benefícios à população. Inicialmente, o prefeito Rivaldo Carvalho, ao lado da vice-prefeita Bruna Leal, do ex-prefeito Chico Carvalho, da deputada federal Iracema Portella, do deputado estadual Júlio Arcoverde, dos vereadores, secretários e da comunidade, oficializou a entrega de mais uma etapa do projeto de mobilidade urbana, com 2,2 mil metros quadrados de ruas pavimentadas.

A obra foi executada com recursos de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Iracema Portella e contemplou a várias ruas da cidade, dentre estas, a Rua Epaminondas Coutinho Feitosa, onde aconteceu o ato inaugural.

Em seguida, o prefeito Rivaldo Carvalho entregou à secretaria municipal de Saúde, Maria Lúcia, um veículo novo, modelo Fiat Toro, que vai implementar e qualificar os serviços de transporte dos profissionais e dos pacientes que realizam tratamento de saúde em outras cidades como Picos e Teresina.

Publicidade

O veículo custou 190 mil reais e foi adquirido com recursos também destinados por Iracema Portella, com contrapartida da Prefeitura Municipal.

Outra importante obra entregue durante o São João foi a ampliação da Escola Municipal João Manoel da Costa, na sede. A unidade, que possui o maior número de alunos matriculados, ganhou cinco novas salas de aula, além de sala de leitura e outras melhorias, aumentando assim sua capacidade e melhorando significativamente as condições de acolhimento aos professores e alunos. A obra foi executada com recursos próprios do município com o objetivo de contribuir com a melhora da qualidade do ensino e aprendizagem.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Educação realizou a cerimônia de entrega de medalhas e certificados de participação por bom desempenho de alunos de escolas da Rede Pública Municipal de Ensino no concurso Canguru de Matemática e na OBMEP 2021.

As autoridades e a população também participaram da novena e missa dos festejos de São João Batista e de uma recepção na residência do prefeito Rivaldo Carvalho.

O ponto alto do 24º São João de Massapê do Piauí foram os shows em praça pública. No segundo dia do evento, cinco atrações se apresentaram no palco cultural – Waldo e Felipe, Márcio Balla, Mara Pavanelly, Luketta e Karlla Thalyta. Os shows encerraram na manhã da quinta-feira, 23, e reuniram uma multidão.

O prefeito Rivaldo Carvalho falou da alegria de poder retomar o São João de Massapê do Piauí e entregar benefícios à população.  

“Passamos por um momento difícil na pandemia. Foram dois anos sem a alegria dessa grande festa em nossa cidade, mas esse ano, com a permissão de Deus, o nosso São João foi retomado e em grande estilo. Tivemos as apresentações culturais, danças e as quadrilhas juninas, os shows em praça pública, e também entregamos obras como o calçamento, a ampliação da Escola João Manoel e um carro para a Saúde, conquistas da nossa gestão que irão beneficiar a população. Então, o nosso sentimento é de felicidade e de gratidão a todos os envolvidos nessas realizações.”, disse, destacando as parcerias com a deputada Iracema Portella e os deputados estaduais Georgiano Neto e Júlio Arcoverde e com o senador e ministro Ciro Nogueira.

O prefeito elencou outras obras realizadas em sua gestão, como a melhoria das estradas vicinais, perfuração e poços tubulares, implantação de sistemas de abastecimento de água e pavimentação de ruas, e anunciou novos investimentos, como a construção do Estádio Municipal, piçarramento de mais estradas, mais 21 mil metros de calçamento, dentre outras. Rivaldo também anunciou que foi deferida pelo Ministério da Educação a proposta para a construção de uma nova escola para a cidade com 12 salas de aula, orçada em 5 milhões de reais. A primeira parte dos recursos já foi empenhado.

A deputada federal e pré-candidata a vice-governadora, Iracema Portella, falou da alegria de poder voltar a Massapê e participar desse momento importante, de retomada do São João e da entrega de benefícios ao município. “É sempre muito bom participar de momentos como esse, para reafirmarmos e fortalecermos cada vez mais a nossa fé cristã e o nosso compromisso com o povo deste município.”, disse.

Iracema dirigiu elogios à gestão. “Feliz de chegar no município e ver uma administração progressista, com um prefeito comprometido em fazer as coisas acontecerem. Massapê é um exemplo disso. Aqui se vê um trabalho sério que vem rendendo bons frutos para Massapê do Piauí. Massapê avançou muito nos últimos anos, desde a gestão do ex-prefeito Chico Carvalho. Era uma cidade que quase não tinha calçamento, não tinha muitas obras importantes, e essa realidade mudou muito. E eu fico muito feliz de fazer parte, de ter contribuído com o desenvolvimento dessa cidade ao lado do senador Ciro Nogueira.”, disse.

Júlio Arcoverde, deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, falou da alegria de poder participar pela primeira vez do São João de Massapê do Piauí. “Esta é a primeira vez que estou vindo a Massapê e estou muito feliz com o que aqui encontrei. Vi uma cidade que tem se desenvolvido, e aqui quero parabenizar ao Chico, que é o ex-prefeito, e ao Rivaldo e a Bruna pela continuidade, por tudo o que tem feito por este município. Podem contar com todos nós progressistas.”, disse, afirmando que o seus sentimentos são de gratidão pela acolhida em Massapê, pelo compromisso de parceria, e de responsabilidade com o município.

No palco cultural, o deputado estadual Georgiano Neto, que destinou recursos para a realização do evento de retomada do São João de Massapê do Piauí, comemorou o sucesso. “É sempre uma alegria retornar a Massapê do Piauí e estar aqui participando e testemunhando a grandiosidade desse grande evento cultural que nós ajudamos a realizar destinando recursos para a contratação das atrações artísticas. Estávamos com saudade das festas juninas, e aqui o São João foi retomado com sucesso.”, disse.

Autoridades locais e de outros municípios também participaram do evento, como o prefeito Jaicós, Neném de Edite, o prefeito de Simplício Mendes, Márcio Moura, além de comitivas de cidades como Queimada Nova, Belém do Piauí e Paulistana, dentre outros.


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS