Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

I Jornada Municipal de Planejamento discute rumos da cultura, esporte e turismo em Padre Marcos

Publicado

em

Um evento realizado na manhã desta quarta-feira, 19 de maio, discutiu sobre os novos rumos da cultura, do turismo e do esporte no município de Padre Marcos. A Prefeitura promoveu,  no Centro Social Urbano, a I Jornada Municipal de Planejamento.

O evento teve como tema “I Jornada Municipal de Planejamento “Novos rumos: construindo a economia criativa, o esporte e o turismo de Padre Marcos”. O objetivo de geral do evento é avaliar as ações desenvolvidas, e propor  novas ações para a implementação das políticas públicas na área da cultura, turismo, esporte e lazer.

A Jornada Municipal de Planejamento foi convocado pelo prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, através nº021\ 2021, e reuniu representantes do governo e da sociedade civil, especialmente, do esporte e da cultura para debater sobre os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas.

A solenidade de abertura do evento foi realizada pelo prefeito, Valdinar Silva, que destacou sobre a importância da jornada.  “Nosso foco é colocar o município de Padre Marcos na rota do turismo, e através disso, buscar recursos para investir na nossa cidade, principalmente, na cultura e no esporte, então nesse ocasião, vamos debater estratégias, colocar no papel e buscar desenvolver na prática.  Outro ponto importante é a construção do museu Padre Marcos de Araújo Costa, que vai resgatar a nossa história”, destacou ele, que ainda discorreu sobre a trajetória do Padre Marcos de Araújo Costa.

Durante o evento, o prefeito de Padre Marcos, deu posse aos integrantes do Conselho Municipal de Turismo que vai nortear projetos que viabilize o desenvolvimento do turismo no município. Sendo eles, da Secretaria de Cultura, Linara Benedito e Valdo Benedito, da Educação,  Eraldo Gomes  e Luzia Carvalho,  do Meio Ambiente, Leomir Sousa e Williane Kelly, da Administração, Josivânia Macedo e Tuanny Mikaella, bem como os representantes do trading turístico, Herculano, Osmar, Maria Francisca, Elitania, Dalva, Edimar, Cleidiano, Wallace, José Leal e Maria Silmaria.

Publicidade

Na oportunidade, ainda foi apresentado a diretoria  da Associação Cultural  Padre Marcos de Araújo Costa, Katiane Leal (presidente), Ana Meire (secretária de finanças), Williane Kelly (secretária geral) e Plínio (conselho fiscal).

O vice-prefeito, Valdo Benedito, definiu o evento como um momento histórico.  “Estamos fazendo história no dia de hoje, onde estamos dando o primeiro passo para realização e concretização de um sonho que vem sendo despertado”, afirmou ele, quando destacou sobre a importância de resgatar a história do município.   “É  muito importante o resgate da nossa história, através do Padre Marcos de Araújo Costa, que tem uma trajetória surpreendente e seria uma injustiça se ela fosse esquecida. E já pudemos nos congratularmos pelas conquistas, fruto de nosso trabalho, dessa nossa luta da gestão municipal, porque somente o Centro Cultural Padre Marcos de Araújo Costa, está orçado em quase um milhão de reais e este já está sendo licitado, então já é motivo para comemorar, onde vale ressaltar que toda essa luta não é somente pelo prédio físico, mas pelo que vai estar dentro, e esse ainda é somente o começo da nossa caminhada, mas vamos chegar lá com a permissão de Deus”, acrescentou.

A palestra magna, foi ministrada por Edson Ribeiro, que abordou sobre a temática da jornada, onde discorreu, dentre outros pontos, sobre a importância do evento de participação social e democrática para a reflexão e discussão acerca de propostas que apontem diretrizes para o desenvolvimento de políticas voltadas para contexto da cultura, turismo e  esporte.

Após a palestra, foram debatidos através de grupos de trabalhos e apresentados propostas voltadas para cultura, esporte e turismo, onde foram citadas as deficiências, potencialidades e formulado sugestões para cada área.

A secretária de Cultura, Linara Emilly Benedito, apresentou as diretrizes da referida pasta. Dentre as deficiências, foi citado por exemplo, carência de local de estrutura física para comportar  a realização de atividades culturais, e sobre as potencialidades, o Santuário da Boa Esperança e como sugestão, buscar apoio financeiro da iniciativa pública\privada para a realização de atividades culturais.

Publicidade

A secretária de Administração, Thuanny Mikaella, apresentou sobre o esporte. Como uma das deficiências,  espaços adequado para a prática de esportes, como as potencialidade, o público alvo, os esportistas para usufruir de tais espaços públicos, e a sugestão foi  implantação de melhoria e adequação dos espaços públicos para práticas esportivas.

O turismo, foi apresentado por Maria Francisca. Sobre as deficiências, investimento em espaços físicos, como potencialidades, as comidas típicas e a sugestões seria o  investimentos em pousadas e a promoção de eventos.

Participaram também do evento, a primeira dama, Edilene Silva, os vereadores Antônio Chiquinho, o Irmão Helton, Iranildo Carvalho,  os secretários municipais  de Administração, Thuanny Mikaella, de Educação, Eraldo Carvalho, de Assistência Social, Lucicleide Silva, de Saúde, Maria Lúcia Silva, de Esportes Soenio Ribeiro, de Cultura, Linara Emilly, de Obras,  Oziel José de Carvalho Macedo, de Empreendedorismo, Luís José de Sousa Filho, o assessor jurídico, Raimundo Vieira, a engenheira civil, Williane Kelly, a supervisora de ensino, Luzimar Carvalho, a orientadora pedagógica, Ana Meire, dentre outros.

 

Veja imagens

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS