Connect with us

Padre Marcos

PADRE MARCOS | Escolas municipais realizam Avaliações de Fluência e SAEPI para alunos do Ensino Fundamental

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos, realizou entre os dias 16 a 25 de agosto, a aplicação das Avaliações de Fluência e SAEPI para alunos matriculados no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

As avaliações externas fazem parte de uma parceria da rede estadual com a rede municipal e tem como objetivo avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes e aferir a necessidade de implementar novas ações no processo educativo.

A Avaliação de Fluência foi aplicada em todas as turmas do 2° ano do Ensino Fundamental e o foco principal da prova é conhecer e avaliar o desempenho da leitura fluente dos educandos, como também identificar possíveis dificuldades para direcionar novas práticas.

Já o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – SAEPI, foi aplicado nas turmas do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e o intuito dessa avaliação é conhecer e observar o desempenho de estudantes por meio de testes padronizados, cujo objetivo é mapear o que eles sabem e são capazes de fazer, a partir da identificação do desenvolvimento de habilidades e competências consideradas essenciais para que consigam avançar no processo de ensino aprendizagem.

Estiveram envolvidos no processo de realização das avaliações a equipe da Secretaria de Educação, gestores escolares, professores, alunos e pais de alunos.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é d821f897-f9fc-4c6d-a639-597322d6b2a4-1-1024x472.jpg

Segundo o secretário de Educação Eraldo Gomes, as avaliações externas são de fundamental importância para diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes da rede.

“Essas avaliações externas, produzem informações que nos permitem viabilizar o monitoramento da prática educacional nas escolas, permitindo um acompanhamento periódico de indicadores referentes a real situação do nível de aprendizagem dos estudantes individualmente. Essas avaliações, tem o intuito de medir com maior precisão a qualidade do ensino ofertado e direcionar a nossa prática pedagógica”, frisou Eraldo.

O gestor da pasta, ainda agradeceu ao prefeito Valdinar silva, pelo apoio de sempre, a equipe da Secretaria de Educação, gestores escolares, professores, alunos e pais de alunos pela dedicação, empenho e compromisso com a Educação do município.

A coordenadora da Secretaria de Educação e responsável pela coordenação das Avalições Externas no município, Ana Meire Macedo, orientou gestores e professores com formações, diálogos e orientações acerca de todo o processo de preparação das referidas avaliações.

“É importante ressaltar que ambas as avaliações serão determinantes para identificação das lacunas de ensino geradas pela suspensão das aulas presenciais e assegurar futuras intervenções assertivas, como também viabilizar o programa Pró-Alfabetização na Idade Certa e o ICMS Educação em nosso município, através da Secretaria Estadual de Educação-SEDUC, que contará com a parceria dos nossos Gestores Valdinar Silva-prefeito e Eraldo Gomes-secretário municipal de Educação e o apoio de toda a comunidade escolar que sempre estão unindo esforços na busca de melhores índices e desenvolvimento educacional em nosso município”, disse.

Veja fotos:

Entrega das Avaliações do SAEPI aos gestores escolares

Escola José de Moura Leal (Avaliação SAEPI)

Escola José de Moura Leal ( Avaliação de Fluência)

Publicidade

Escola Cândida Macedo ( Avaliação SAEPI 9° Ano)

Escola José Jubelino de Macedo ( Avaliação SAEPI)

Escola Davi Severiano de Carvalho ( Avaliação SAEPI 2° e 5° Ano)

Escola Davi Severiano de Carvalho ( Avaliação SAEPI 9° Ano)

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS