Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Padre Marcos promove ciclo de palestras para usuários do Criança Feliz

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, por meio da Secretaria de Assistência, realizou na manhã desta terça-feira,14, um ciclo de palestras para os usuários do programa Criança Feliz.

O evento teve por objetivo esclarecer dúvidas frequentes dos pais sobre o desenvolvimento infantil, como também ajuda-los a entender que cada criança tem suas potencialidades e capacidades e que os pais tem um papel importante no estímulo aos seus filhos.

A primeira palestra foi ministrada pela assistente social, Alexsandra Modesto,   que abordou sobre a importância da intersetorialidade no desenvolvimento  integral na primeira infância. “É importante que as famílias assistidas pelo programa Criança Feliz, sejam encaminhadas e  inseridas  em  outras  políticas públicas,  como saúde educação cultura e lazer. É necessário essa intersetorialidade  para que as crianças tenham uma primeira infância desenvolvida com qualidade e consequentemente dotem de um futuro melhor”, disse.

A fonoaudióloga, Mauricelis Macedo, falou sobre  o desenvolvimento da fala e a linguagem na primeira infância, onde segundo ela, os pais são responsáveis  por  estimular a criança nesse processo. “Na realidade é preciso  que criança tenha um  estimulo, e ele precisa vir  primeiro da família  que é responsável pela evolução da criança nessa parte,  e a escola complementa com a parte educacional. Então queremos  repassar é que os pais  tem que se dedicar mais nesse estímulo para que seus  evoluam ,  interajam  e se  desenvolvam. E para isso  é preciso impor  limites, não se pode deixar que criança faça tudo, ou seja,  mostrar para ela  que existe um degrau na família,   assim como tem na escola.  A criança tem que   entender que deve cumprir ordens, ela tem que receber não,  é necessário imposição dos pais”, destacou.

Na terceira palestra, a psicóloga, Vanessa Macedo falou sobre o desenvolvimento infantil cognitivo. Segundo ela,  há uma preocupação das mães  quanto a questão  da idade, de qual é o momento certo da criança   falar e entender determinados estilos.

Publicidade

“E possível observar que existe muitas  dúvidas por parte das mães,  e repassei aquilo que é  adequado para cada fase,   que  cada um tem seu  tempo, sendo importante  evitar patologizar  e se auto responsabilizar pela questão  dos estímulos, porque a criança tem como primeiro contexto de estimulo e socialização, a família que  é a responsável por passar essa base”, disse Vanessa, que ainda abordou a importância da socialização da crianças, do brincar para que  aprendam  a construir seus pensamentos e percepções.

Também se pronunciaram, assistente social  Elcivane   Araújo e Anátalio Silva. A secretária de Assistência Social de Padre Marcos, Lucicleide Dias,  esteve presente no evento, como também os visitadores do programa Criança Feliz.

 

Veja as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS