Connect with us

DESTAQUES

Chefe do DNIT diz que obras das laterais da BR em Picos não têm previsão para serem concluídas

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no escritório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Picos, uma reunião com o Chefe de Serviço, Elvo Lima, e vários representantes de associações de moradores da cidade, para reivindicarem agilidade nas obras das laterais da BR-316 que corta o município.

O encontro foi promovido pelo vereador Wellington Dantas (PT), o qual disse atender às reivindicações das associações e da população em geral que clamam devido os transtornos que todos vêm passando ao longo desse tempo, desde que iniciaram as obras.

“Tivemos transtornos causados pelo inverno e estamos colocando para eles que a população não aguenta mais, principalmente esse pessoal que mora ao longo da BR. São transtornos diários causados por essa obra. Onde ela está em execução, no momento, praticamente não passa nada. E onde acabou, quando não está chovendo é a poeira maior do mundo, e quando está chovendo tem a lama”, relatou o vereador.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Junco – AMBAJ, Antônio José Teixeira, a situação tem sido delicada para moradores e comerciantes que estão próximos às vias laterais da BR. Ele disse entender que haveria prejuízos, contudo esperava celeridade no processo de conclusão.

“No momento nós precisamos da ajuda dos órgãos públicos, pois estamos atravessando uma fase difícil, tanto para os comércios quanto para a população em geral. Estamos enfrentando doenças por conta dessas obras inacabadas e estamos aqui para ouvir uma proposta plausível do responsável pelo DNIT. Sabemos que não se faz uma omelete sem quebrar os ovos. Então sabemos também que teria que ser quebradas as vias, mas também achamos que deveria ter sido retomada a cobertura da superfície de mais imediato”, disse ele.

Publicidade

O representante da associação de moradores do DNER, José de Oliveira Albano, relatou a dificuldades que a população da região vem enfrentando com a não conclusão da obra pelo DNIT.

“As chuvas nesse mês de dezembro e janeiro provocou um transtorno muito grande aqui nessa região, pois como as pistas não foram ligadas ainda pela tubulação dessa obra, estando ligada apenas por uma antiga que está praticamente entupida, a água retornou pro bueiro e encheu nossas casas de água. Agora a chuva parou e ficou a poeira. E isso tem trazido doenças para crianças e idosos. São eles que sofrem mais, contudo, toda a população tem sofrido. Vejam os comerciantes, estão com seus comércios praticamente parados. A situação foi desgastante para todos nós”, declarou.

Contudo, de acordo com Elvo, não há uma previsão para conclusão das obras, pois a empresa Múltipla, que até então era responsável pelo recapeamento das vias laterais, rescindiu o contrato. O projeto tem sido refeito e, após conclusão, será lançado edital para licitação das empresas que queiram pleitear a obra.

“A gente entende que é um direito da população buscar por melhorias, reclamando por ações. E nós do DNIT estamos aqui sempre disponíveis, estamos abertos a todo cidadão que queira fazer uma reclamação, uma observação ou queixa e colaborar, de alguma forma, com o andamento da obra. Nós explicamos aqui para esses representantes da sociedade, o andamento da obra e o como funciona o processo para contratação da empresa, pois para a pavimentação das vias, nós estamos sem empresa. Neste momento estamos fazendo o projeto dessa pavimentação para que, após o projeto, nós possamos dar entrada na contratação dessa empresa. Não adianta a gente dizer que vai ser feito logo, gerando falsas esperanças à população”, explicou Elvo.

O Chefe de Serviço do DNIT disse ainda que a obra de drenagem está quase concluída e que, por mais que cause transtornos à população, faz parte do projeto.

“A obra de drenagem está em torno de 70% de conclusão. Já chegamos ao Hotel Entre Rios. E a parte da pavimentação está parada, pois como eu já disse, a empresa contratada rescindiu o contrato e abandonou. Então tivemos que refazer o projeto, que já está em andamento. Feito o projeto, será publicado o edital para a contratação da outra empresa. O procedimento de execução do projeto é esse. Infelizmente é um projeto que causa transtornos, mas que faz parte. As chuvas têm atrapalhado muito o andamento da obra, no que tange a drenagem nas vias laterais. Entendo que tenha esses sobressaltos, mas faz parte do desafio e da missão que a gente tem que encarar”, pontuou.

Publicidade

Além dos apelos pela agilidade das obras nas pistas laterais da cidade, os representantes das associações entregaram ofícios com pedidos de instalações de lombadas e faixas de pedestres e diversas partes da cidade, tais como Samambaia, Pedrinhas e Morrinhos. De acordo com Elvo, na medida do possível, todos os ofícios serão atendidos.

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS