Connect with us

DESTAQUES

Desfile de carros dará início ao 1º Antigomobilismo em Picos

Publicado

em

Acontece nesta sexta-feira (15), às 16h, no pátio do Piauí Shopping, o 1º Antigomobilismo de Picos. O evento tem por intuito a exposição e feira de carros antigos. O pontapé inicial se dará com um desfile automobilístico de alguns dos veículos que serão expostos.

“Às 08h30 da manhã, na Avenida Severo Eulálio, vai ter uma concentração de cerca de 80% dos carros que fazem parte do evento. Logo após, eles desfilarão pelas principais ruas da cidade. É até uma forma, também, de chamar a população para a exposição. Esse desfile só mostra o quanto os colecionadores estão envolvidos e empolgados, pois eles mesmos deram a idéia”, destacou Iata Rodrigues, secretário de Cultura de Picos.

De acordo ele, mais de 50 veículos estarão presentes. Para Iata, além de proporcionar lazer aos picoenses com uma atividade diferente do habitual, é uma forma também de valorização do antigo, assim como uma homenagem a quem decidiu manter os carros na ativa e do cuidado – que é muito, segundo ele – que lhes são dispensados.

“Vale destacar que a participação para o evento é gratuita para colecionadores e visitantes. Ele ganhou uma dimensão que nem nós, organizadores, esperávamos. É também um evento bonito, pois mexe com a paixão do brasileiro que, naturalmente, é apaixonado por futebol, mas também é por carros. Eu me surpreendi com a quantidade de colecionadores e apreciadores de carros antigos, conforme fomos divulgando na mídia. O fato é que nós iniciamos o projeto com cerca de 20 a 25 veículos e hoje já passamos de 70”, disse Iata.

Segundo o secretário, haverá a participação tanto de organizações quanto de colecionadores individuais. “Vai ter o Clube da Rural – que é o nosso veículo homenageado para esta primeira edição, por ter sido um dos carros que mais foram vendidos na década de 60 aqui na nossa cidade –, do Jipe, do Fusca, do Opala, além das pessoas que colecionam individualmente esses carros. São diversos veículos importados e nacionais, de diversos anos. São carros únicos. Verdadeiras pérolas das mãos de seus colecionadores”.

Publicidade

Iata Anderson, secretário de Cultura de Picos

O secretário também informou que a apresentação automobilística tem influenciado de forma positiva no setor econômico picoense, principalmente de hotelaria e alimentação, visto a presença de colecionadores e admiradores, os quais são de várias cidades do Piauí e de estados vizinhos.

“Vamos estar fazendo um grande momento em que a economia e a cultura se abraçam em torno de uma causa legal, de um projeto bonito. Nós queremos colocar no calendário de Picos para que aconteça todos os anos. Já nasceu, inclusive, antes que aconteça o evento, a ideia de fazer um somente com motos. Queremos nos preparar para esse [evento] com motocicletas já para o segundo semestre”, pontuou Iata.

Além da exposição de carros, haverão outras atividades durante o período, tais como campeonato de kart, com premiação para o 1º, 2º e 3º lugares; experiências automobilísticas com óculos 3D para os visitantes, proporcionadas pelos alunos de informática do IFPI; e tendas de artesanatos voltados para o automobilismo.

Iata pontuou e agradeceu o apoio da iniciativa privada para o evento, e convocou os demais empresários da cidade para que sempre deem as mãos aos projetos culturais futuros, pois neles “todos saem ganhando”. Após o dia de exposições, no período da noite, equipes de motos e bicicletas se apresentarão, e, em seguida, artistas musicais da cidade.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS