Connect with us

Picos

Encontro sobre comercialização no Projeto Viva o Semiárido é realizado em Picos

Publicado

em

Nesta terça-feira, 5 de julho, foi realizado o encontro sobre comercialização no Projeto Viva o Semiárido com a presença de integrantes dos territórios Vale do Guaribas, Vale do Itaim, Vale do Sambito, Vale do Canindé e Serra da Capivara. O momento aconteceu no auditório do Entre Rios, em Picos.

Na ocasião foi realizada uma palestra com o seguinte tema “Os desafios da comercialização na agricultura familiar: contexto atual, perspectivas, oportunidades e desafios”, ministrada pelo professor Dr. Marcelo José Braga, da Universidade Federal de Viçosa de Minas Gerais.

Durante o evento, foram expostos resultados de ações desenvolvidas através do Projeto Viva o Semiário, tendo a participação e colaboração dos integrantes dos territórios mencionados anteriormente.

De acordo com o coordenador do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), Francisco Ribeiro, o Chicão, o projeto teve suas ações voltadas para diversas cadeias produtivas, mas é importante que também sejam trabalhadas as políticas de comercialização.

“O Projeto Viva Semiárido está finalizando as suas ações financiadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), e embora as comercializações não tenha sido um tema especifico do trabalho ele é transversal em todas as ações que a gente realizou, que focaram mais nas cadeias produtivas como apicultura, ovinocultura, mandiocultura e cajucultura, que acaba tendo uma comercialização como um grande desafio. No geral temos poucas políticas de comercialização no Brasil, no Nordeste, no Piauí, e não adianta tem a produção senão tiver as facilidades para escoar”, frisou.

Representando a coordenação regional do Projeto Viva o Semiárido, o técnico Antônio José, comentou sobre o evento e destacou as ações realizadas pelo projeto ao longo dos últimos sete anos. Segundo ele, é importante dá visibilidade aos produtos dos agricultores familiares para que possam ter acesso aos mercados.

Publicidade

“O Projeto Viva Semiárido está chegando a final, momento que os grupos atendidos começaram a produzir e vender a sua produção, então, a partir de agora esse momento se torna importante porque além de mostrar o que já tem feito durante os sete anos de projeto, agora é continuar dando visibilidade a esses produtos para que eles tenham acessos aos mercados, não só os mercados convencionais, mas os institucionais, para que possam estar colocando à venda e melhorando a qualidade de vida”

O evento terá continuidade nesta quarta-feira, 6, e quinta-feira, 7, tendo como público alvo os quilombolas. Na ocasião, haverá palestra com o tema “PVSA e comunidades quilombolas: investimentos, ações, resultados e aprendizados”, que será ministrada pelo coordenador do Viva o Semiárido, Francisco Ribeiro, o Chicão.

Facebook

MAIS ACESSADAS