Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Prazo para regularização eleitoral se encerra no dia 6 de maio

Publicado

em

O prazo para regularização do título eleitoral se encerra no dia 6 de maio, segundo informou Luís Borges, chefe de cartório da 10ª zona eleitoral de Picos. Ele afirma a importância da regularização para efetivação de atos civis pela população.

“É importante manter o título regularizado porque em diversas situações da vida civil é exigido dele essa quitação eleitoral. Sabemos que o voto no Brasil é obrigatório, então quem não votar ou justificar está irregular perante a Justiça e não recebe quitação eleitoral. Quem não regulariza tem consequências como título cancelado, não pode tirar RG ou passaporte, não pode se inscrever em universidade pública e até são privadas de realizarem transações em alguns bancos”, explicou ele.

Luís Borges disse ainda que o título só é cancelado quando o eleitor passa três eleições sem votar e sem justificar. E, caso isso aconteça, é necessário que a pessoa procure o cartório eleitoral mais próximo de sua residência para pagar a multa e, consequentemente, ter seu documento válido.

“Se deixou de votar e não justificou, tem que ir ao cartório para pagar a multa. O eleitor tem o prazo de 60 dias para justificar após a eleição. Se não fizer a justificativa dentro dos 60 dias, tem que pagar a multa”, frisou.

O chefe de cartório informou ainda que toda operação como alistamento, revisão e mudança de seção estão sendo feitas até o dia 6 de maio. “É preciso atentar para os tipos de documentações necessárias: documento com foto, fotos 3×4 e comprovante de residência, além do título, são os documentos mais comuns nas transações de regularização ou para deslocamento de zona/seção”, disse.

Publicidade

Por conta do alto número de eleitores, Luís Borges informa ainda que durante a próxima semana será divulgado o calendário do “Cartório Itinerante”, onde os trabalhos serão realizados em vários bairros de Picos e em algumas cidades da região.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS