Connect with us

Picos

Prefeitura de Picos inaugura UBS no Lousinho Monteiro e aproxima serviços de saúde da população

Publicado

em

O acesso aos serviços de saúde agora vai ficar mais fácil para os moradores do Residencial Lousinho Monteiro, que ganhou uma Unidade Básica de Saúde, que chega para descentralizar os serviços e fortalecer a assistência à população.

A inauguração da UBS, nomeada de Filandro Portela Neto (Ducha do Paquetá), foi realizada neste domingo (10), integrando a programação alusiva ao aniversário de 133 anos do município de Picos.

A solenidade de inauguração, bastante prestigiada, contou com a presença do prefeito Gil Paraibano, do secretário de Saúde, Aldo Gil de Medeiros e diversas autoridades municipais, dos moradores e também de vários familiares do homenageado, o saudoso Ducha do Paquetá. A UBS recebeu seu nome através de proposição do vereador Filó Portela.

O evento contou com a cerimônia de abertura, com a composição da mesa de honra e pronunciamentos, e logo após, foi realizado o desenlace da fita inaugural e o descerramento da placa.

A UBS, que foi construída com recursos destinados através de emenda do então senador Elmano Férrer, conta com consultórios médico, odontológico, do NASF e de enfermagem, sala de procedimentos, sala de atividades coletivas, Centro Material de Esterilização (CME), salas de inalação e vacina, expurgo, entre outros espaços.

Leoniza Pereira dos Santos, de 58 anos de idade, moradora do residencial, é uma das beneficiadas. Ela, que tem problemas de saúde, disse que será mais fácil buscar atendimento.

“É uma obra maravilhosa, estava precisando. Com toda certeza é um sonho realizado. A gente quando era pra ser atendido, marcar consulta, tinha que pagar um mototáxi para ir lá pra Estivaria ou caminhar, e tinha vezes que chegava lá e nem achava mais vaga. Aqui não, tá mais perto para quem mora aqui e bom para quem vem de lá também, graças a Deus. Agradeço a todos eles que tiveram a ideia de colocar essa UBS aqui. Tenho problema no coração, de pressão e visão, e agora tem atendimento pertinho, mais fácil. Vai ser bom pra todo mundo, se Deus quiser”.

A moradora Teresinha Maria de Moura, também enalteceu a obra e disse que acredita que mais melhorias virão. “Estava esperando ansiosa por essa obra e deu certo. Antes a gente tinha que ir lá pra Gameleira, longe, mas agora está mais perto e ficou melhor pra gente. Lá em casa é só um transporte para quatro pessoas e quando era para marcar consulta era a maior dificuldade, mas agora pode dizer que tá dentro de casa. Ficou melhor em tudo. Deus abençoe que funcione agora a todo vapor pra gente ser atendido no nosso bairro. O prefeito e todos os envolvidos estão de parabéns. Sem falar sobre a energia. Tá iluminado da entrada do cemitério até aqui, tá aprovado. Deu certo o postinho, que é o principal, e se Deus quiser, mais na frente vai ter escola, uma praça, vai dar tudo certo”.

O prefeito Gil Paraibano destacou a relevância da obra e da homenagem a Ducha. “Essa é uma obra importante. Tinha uns 30 lugares que queria, mas eu falei, Aldo, vamos fazer no Lousinho Monteiro, porque o povo de lá pra se deslocar para outros bairros para ser atendido é mais difícil. Tenho certeza que o povo vai saber agradecer de coração por essa que é uma das grandes obras desse bairro. E a homenagem a Ducha eu aprovei na hora. Foi um homem que atuou na política por muitos anos. O primeiro voto dado por mim para vereador foi para ele. Foi um homem que prestou relevantes serviços, ajudou muito as pessoas. Mantive amizade com ele até o dia da morte. É uma homenagem mais que justa, a um homem e uma família importante”.

O secretário de Saúde, Aldo Gil, disse que é mais uma importante obra entregue pelo prefeito e que vai aproximar a saúde da população. “Entregando mais essa importante obra, que é a UBS do Bairro Lousinho Monteiro, que faz uma justa homenagem à família Portela, com nome de ‘Ducha do Paquetá’, como era conhecido, o querido Filandro, uma figura muito amiga da nossa família. Essa semana, nós tivemos os festejos do Bairro Lousinho Monteiro, com várias bandas locais, além da inauguração da iluminação que liga os bairros Morada Nova e Lousinho Monteiro, culminado com a inauguração dessa importante obra da área da saúde que irá contemplar esse bairro grande de Picos, beneficiando mais 800 famílias picoenses. Com essa obra, os moradores terão os serviços de saúde mais perto, não precisando se deslocar para outros bairros para receber atendimento. Então fico muito feliz por entregarmos essa melhoria para a população local”.

A primeira dama de Santa Cruz do Piauí e filha do homenageado, Glaucia Portela, falou representando a família. Ela enalteceu a figura do pai e agradeceu pela homenagem. “É um momento muito importante não só para o Lousinho Monteiro, mas também para a família de Ducha. Um homem muito simples, mas justo, honesto, que deixou exemplo de vida e muita história para contar. Tinha o coração e as atitudes gigantes. Sempre cuidou muito das pessoas mais humildes e dos animais também. Um homem que fez história na cidade de Picos e região. Foi vereador por três mandatos, apresentou vários projetos importantes para nossa cidade. Ele não deixou bens materiais, mas deixou valores, que a gente conserva e tenta repassar para os nossos filhos. Valores de dignidade, cuidado, respeito, amor ao próximo, de cuidado com quem tem menos, de tratar todos com igualdade. Hoje a família Ducha se sente muito agradecida pelo projeto aprovado, por essa UBS que está aqui, homenageando o Ducha do povo”.

O vereador propositor da homenagem, Filó Portela, fez agradecimentos e enfatizou ser justa a homenagem ao tio. “Me sinto muito grato e honrado pela homenagem a família Portela, a tio Ducha. Ele foi sempre de servir, acolher. Foi vereador sem remuneração, mas mesmo assim servia. Do Paquetá porque naquela época pertencia a Picos, e de lá ele já vinha com 50, 60% de sua eleição. Mostrava seu trabalho, amizade e acolhida. E sua esposa sempre de portas abertas acolhendo quem chegava. Sou muito grato aos colegas vereadores pela aprovação, a Aldo Gil. É justa essa homenagem. Os Portelas sempre foram muito de servir e pouco de serem reconhecidos, porque a gente busca mais honraria na glória, que é o lugar dos homens bons. E Ducha era um dos bons”.

Além dos já citados, também estiveram presentes, Tatiane Gil, esposa do secretário de Saúde, Aldo Gil, o prefeito de Santa Cruz do Piauí, Barroso Neto, os secretários municipais Noêmia Marques (de Educação); Paulo Rodrigues (Esporte); Cristiano Portela (Trânsito); Valmir Santos (Cultura) e Lucas Gomes (Finanças); o coordenador do FUMIP, Raniery Lima; os vereadores Evandro Paturi, Dedé Monteiro, Pedro Pio e Dalva Mocó; o presidente da Associação de Moradores do Lousinho Monteiro, Roberto, Renato Ibiapina, Mariana Portela, vereadora de Paquetá, Dra. Laís Barroso e Dr. Diego Martins.


Facebook

MAIS ACESSADAS