Connect with us

Picos

Secretário de Saúde de Picos participa da abertura da “Mostra de experiências exitosas do Pet-Saúde gestão e assistência”

Publicado

em

O secretário de Saúde, Aldo Gil, participou na manhã desta quinta-feira(20), da abertura da “Mostra de Experiências Exitosas do PET-SAÚDE Gestão e Assistência”. O evento terá dois dias de programação e acontece no auditório da Universidade Federal do Piauí.

O evento terá dois dias de programação. Foto: Júnior Sousa.

O secretário de Saúde, Aldo Gil, participou do encontro, e na oportunidade falou da importância da parceria do município com a Universidade Federal do Piauí. “A gente já tinha feito um convênio antes desse com a Universidade Federal para estágio do curso de medicina, onde, com muita honra, nós tivemos agora a primeira turma formada no município de Picos. E todos os programas voltados para integração entre saúde e educação nossa gestão acolheu sempre dando todo o suporte. O município sempre será presente nessas ações de fortalecimento da rede”, falou o Secretário.

Secretário de Saúde, Aldo Gil. Foto: Júnior Sousa.

De acordo com a coordenadora do Pet- saúde, Ana Roberta, O PET-SAÚDE tem como objetivo aproximar os estudantes dos cursos da área da saúde para perto dos usuários do Sistema único de Saúde.  “Então o grande objetivo é aproximar o estudante de enfermagem, de medicina e de nutrição, para perto do usuário do Sistema Único de Saúde, para que eles sejam formados para trabalharem no SUS, pelo SUS e para o SUS, e, para isso, a gente tem o grande apoio dos preceptores que são os profissionais que estão lá na ponta”, pontuou a coordenadora.

Publicidade

Coordenadora do Pet- saúde, Ana Roberta. Júnior Sousa. Foto: Júnior Sousa.

Para a estudante do oitavo período do curso de enfermagem, Kaliane Bonfim, O PET-SAÚDE agrega experiências enriquecedoras para os currículos dos estudantes. “É uma experiência muito enriquecedora para o meu currículo acadêmico, pois tive experiências de ensino e pesquisa enquanto estudante de enfermagem, pois as práticas me proporcionaram vivências profissionais das quais os beneficiados eram da comunidade”, disse a estudante.

Estudante de enfermagem, Kaliane Bonfim. Foto: Júnior Sousa.

O PET-SAÚDE tem como pressuposto a educação pelo trabalho, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho, dirigidos aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS, tendo em perspectiva a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Publicidade

DIA 20 de Julho de 2023

8:30h – Mesa de abertura

Diretor do Campus, Secretaria municipal de Saúde de Picos-PI, Coordenação dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição, Coordenação do PET Saúde

10h – Mesa redonda

Tema: Mudanças na formação na percepção de membros do PET Saúde

Publicidade

Convidados:

PET Saúde Picos – Profa. Dra. Ana Roberta Vilarouca da Silva

PET Saúde Teresina – Profa. Dra.Waleska Ferreira de Albuquerque

PET Saúde Parnaíba – Enf. Me.Vânia Cristina Reis Cavalcante

PET Saúde Aluno Picos – Kaliane Lima do Bonfim Silva

Publicidade

14h

Palestra

A Interprofissionalidade nas ações de assistência e gestão do PET Saúde

Prof. Dr. Cristiano Gil – Universidade Federal do Acre

15h Apresentação de trabalhos

Publicidade

Moderadores – GT Promoção

Dia 21 de Julho de 2023

Fonte: CCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS