Connect with us

Pio IX

PIO IX | Prefeita esclarece assuntos relacionados à saúde e solicita colaboração dos piononenses no combate à Covid-19

Publicado

em

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli Viana de Andrade, em entrevista concedida à rádio Umbuzeiro FM e rádio Cajazeiras FM, nesta última sexta-feira (17), esclareceu sobre assuntos importantes relacionados a saúde no município.

Durante a entrevista, a prefeita que encontra-se preocupada com o crescimento ascendente de casos da Covid-19 no município, destacou que a gestão continua realizando o trabalho preventivo, mas explicou que para os métodos funcionarem precisam do apoio e colaboração de todos os piononenses. E reforçou o pedido para que as pessoas utilizem às mascaras e realizem às medidas de higienização impostas pelas autoridades de saúde.

“Precisamos de um esforço maior da população em relação ao distanciamento social mais expressivo, pois sabemos que é a maior medida para diminuir o contágio do vírus. É uma medida altamente necessária para reduzir o número de pessoas doentes e ao mesmo tempo evitar que o sistema de saúde entre em colapso, pois os leitos e UTIs irão faltar e o próprio sistema do município não dará conta”, disse a gestora.

Regina Coeli ainda relatou que todos os pacientes diagnosticados pela Covid-19 e contatos próximos a essas pessoas, são acompanhados e monitorados pelos profissionais da Saúde, formada por uma equipe multidisciplinar, seguindo às recomendações médicas, e destacou que o trabalho é realizado de forma igualitária com ética e respeito para todos.

“O coronavírus não tem política, não tem partido. A Secretaria de Saúde não tem partido, a coordenação de Combate a Covid-19 não tem partido, nós cuidamos de todas as pessoas. A saúde de Pio IX é universalização de que trata a todos sem olhar a quem, todos tem direito ao SUS. Temos uma equipe competente, de tirar o chapéu que está sempre posta para cuidar de todos”, disse a gestora.

Publicidade

A Vigilância Sanitária continua realizando um monitoramento contínuo em toda a cidade, e as pessoas que souberem de locais que não estão respeitando às medidas recomendadas pelas autoridades de saúde, bem como realizando aglomerações devem entrar em contato e realizar às denuncias para que a equipe realize o procedimento necessário.

Dentre as inúmeras ações realizadas no município, encontram-se as ações de desinfecção das vias públicas e locais com aglomerações de pessoas e a instalação de barreiras sanitárias.

A Secretaria de Saúde também aderiu ao programa ‘Busca Ativa’ que tem como objetivo realizar uma quantidade maior de testes rápidos para detecção da Covid-19 no intuito de controlar a doença da melhor forma possível.


Matéria Relacionada: Saúde de Pio IX inicia Programa Busca Ativa e testa profissionais na prevenção à Covid-19


Dentre as novas medidas que serão implantadas na Saúde do município, a gestora anunciou que será disponibilizado de um psicólogo que irá atender pessoas que estejam fragilizadas e precisando de um atendimento especializado devido a este período de pandemia.

No decorrer do programa, inúmeras pessoas enviaram mensagens parabenizando a prefeita e a atuação dos profissionais. Além de realizarem perguntas e deixarem a sua opinião enquanto a atuação da gestão no combate ao vírus.

Publicidade

Ao ser questionada se Pio IX irá seguir às determinações do Decreto do Governo do Estado em relação à data prevista para a retomada das atividades religiosas, a gestora explicou que os municípios possuem autonomia para tomar às decisões, analisando o sistema e às condições locais. Se o numero de casos continuar aumentando, não vai ser possível seguir as recomendações, bem como será possível tomar outras medidas mais rígidas para diminuir o contágio.

De acordo com o boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde na noite desta última sexta-feira (17), a situação em Pio IX se apresenta da seguinte forma: 620 notificados, 02 suspeitos, 562 descartados, 56 confirmados destes 22 recuperados e 01 óbito.

No boletim esta divulgado os bairros e comunidades piononenses que possuem pessoas com a Covid-19, que são: Alto Bonito (01); Baixão da Esquerda (01); Carrancudo (02); Contorno II (01); Fazenda Belo Horizonte (02); Fazenda Várzea (01); Jerimum (03); Lajedo (01); Lagoa Nova (01); Mulungu (02); Oriente (01); Recreio (03); Serra da Baliza (01); Serra da Aparecida (01); Serra da Viana (01); Serra da Baraúna (01); Assentamento Santa Fé (01); Serra Cidreira (01); Tatu (02). Na zona urbana os casos se apresentam da seguinte forma: Alto Sereno (05); Bom Princípio (01); Bulandeira (01); Centro (18); Cruzeiro (01); Mutirão (01) e Parque Alencar (02).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS