Connect with us

MUNICÍPIOS

Prefeitura de Santana promove imersão de conhecimentos e experiências com palestra para servidores da Saúde, Social e Educação

Publicado

em

Gerir uma cidade não requer apenas amor por ela. É necessário preparo para lidar com as adversidades e complexidade de um município que embora organizado tem suas dificuldades e mesmo assim tem se tornado, referência quando o assunto é gestão pública.

Para isso, é fundamental investir no capital humano e fazer dele a engrenagem fundamental para a máquina institucional funcionar. Foi pensando nessa perspectiva, que a Prefeitura de Santana, promoveu nesta terça (26) e quarta (27) um grande evento, denominado de Imersão.

O evento foi direcionado as pastas geridas por Layrton Carvalho (Saúde), Tarciana (Social) e Maria Inês (Educação) e todos que fazem parte do corpo de servidores destes órgãos.

A ação teve como objetivo proporcionar momentos de interação, aprendizado, troca de experiências, ressignificação de crenças e atitudes e assim focar no melhor para atender a população santanense.

Programação
A programação contou com três momentos. Onde palestras com temas específicos para cada área trouxe reflexões, oficinas, dinâmicas e intervenções.

Publicidade

O primeiro momento foi para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde. O ato aconteceu no Centro de Convivência na manhã do dia 26 e teve como tema: “Você é chave para construir sua visibilidade no serviço público”.

Ainda na tarde do dia 26, foi a vez de reunir os servidores lotados na Secretaria Municipal de Assistência Social. Com o tema: “Gostar de atender e servir – apreciações e perspectivas”, os funcionários viveram uma verdadeira imersão de conhecimentos e experiências. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores.

No segundo dia de imersão, já hoje quarta – feira (27), os colaboradores da Secretaria Municipal de Educação trabalharam a temática: “Educação & conquista – uma construção coletiva”. O ato aconteceu na Escola Municipal, Professor Pascoal Borges Leal.

O palestrante

Os momentos foram conduzidos pelo renomado professor Ricardo Rico, de Recife (PE), que também é designer de experiências e aprendizagem.

Ricardo Rico viaja o Brasil inteiro e em entrevista ele falou da importância dos momentos para melhorar a qualidade dos serviços públicos de Santana.

“Não se faz gestão atualmente se não for baseada em processos de inovação pelo conhecimento. Então, na terça – feira, estive com o pessoal da Secretaria de Saúde, onde trabalhamos conhecimento, habilidade, atitude, visão e ética, a chave que cada um tem que ter. A tarde trabalhamos sobre gostar de atender e servir, que é o gás necessário para o Social. E hoje com os servidores da educação, trabalhamos sobre os indicadores em função de eficiência e eficácia. Tudo isso junto nos fortalece no sentido de impactar e transformar vidas através do conhecimento”, afirmou.

O professor ainda elogiou a prefeita Maria José e os secretários municipais, por apoiar e entender que são necessárias ações como essa para capacitar os profissionais.

“Acredito que Maria José sai na frente até pelo seu histórico, por ser professora e entender que as Secretarias funcionarão cada vez melhor quando esses profissionais tiverem primeiro um domínio de conteúdos para atender o seu público. E os secretários sempre mobilizando os seus servidores nesse sentido, de que é necessário sim está buscando inovações através do conhecimento para um atendimento melhor ao cidadão santanense, e dessa maneira fazer uma gestão diferenciada, onde possamos dizer que a pessoa humana é o mais importante dessa gestão”, finalizou Ricardo.

Prefeita se fez presente e aposta em resultados

Publicidade

Presente nos três momentos, a prefeita Maria José, A prefeita Maria José explicou sobre a realização das atividades e contou que as ações têm o objetivo de preparar os profissionais do serviço público para melhor atender a população santanense.

“Eles pararam suas atividades rotineiras de atendimentos a população para essa capacitação, e busca por novos conhecimentos, com o objetivo de preparar os nossos profissionais para enfrentarem os desafios de trabalhar com o público que não é igual, existe diferenças e o servidor tem que ter essa habilidade para trabalhar com todas as pessoas do município. Distribuímos esses momentos com o professor Ricardo por público-alvo, que são atendidos através das Secretarias maiores que tem uma grande demanda como os servidores das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. Para nós, enquanto gestão pública é essencial cuidar dos nossos servidores e consequentemente do nosso povo”, concluiu a gestora.

Entrevistados

O secretário de Saúde Layrton Carvalho, relatou sobre o momento e destacou que os profissionais receberam orientações de suma importância para desempenhar melhor suas funções.

“Foi um momento ímpar e importantíssimo para a saúde do nosso município, visto que nós nunca tínhamos participado de um momento como esse e que os profissionais se sentiram muito à vontade. O professor trouxe um tema bastante produtivo e com esse tema o palestrante fez várias de dinâmicas com os profissionais, onde eles se sentiram muito confortáveis e motivados em dá segmento ao nosso trabalho na saúde. 60 servidores participaram da imersão e com certeza eles estão saindo melhores do que entraram e acreditamos que vai alavancar ainda mais a saúde do nosso município”, ressaltou.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV), do grupo de idosos do Social, Fabiana, comentou sobre como os momentos foram enriquecedores. “As atividades serviram para aprendizagem profissional e pessoal. Foi um momento enriquecedor com trocas de experiências, aquisição de conhecimentos, um momento interativo, onde percebemos que podemos ir muito além do que pensamos e que a cada dia podemos melhorar no nosso trabalho”, frisou.

Em entrevista, a secretária de Educação Maria Inês disse que a luta é incansável por uma melhor qualidade da Educação. “O encontro de hoje foi inspirado para nossos colaboradores da Secretaria de Educação. Seguimos comprometidos em fortalecer nossa educação, e eventos como este nos impulsionam a alcançar nossos objetivos”, disse.

Imagens – imersão Saúde (fotos – Picos 40 graus)

Imagens – Imersão Social (fotos – Cidades Na Net)

Imagens Imersão – Educação (fotos – Folha Atual)

Facebook

MAIS ACESSADAS