Connect with us

Simões

Simões discute importância do SUS e propõe melhorias para a saúde durante Plenária Municipal

Publicado

em

O município de Simões promoveu nesta quarta-feira, 29 de março, no auditório Eridalva Arcanja de Carvalho, a Plenária Municipal de Saúde, que teve como tema “Garantir Direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai ser Outro Dia”.

O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, corresponde a etapa municipal da 17ª Plenária Nacional de Saúde. Gestores, usuários, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil, se reuniram para discutir sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), além de debater e propor melhorias para a saúde em âmbito municipal.

Após a abertura oficial, o evento contou com um momento de interação, no qual a psicóloga Gilka Mary realizou uma dinâmica de acolhimento. Logo após, foi feita a leitura e a aprovação do regimento interno.

Presente no evento, o prefeito municipal, José Wilson de Carvalho, o Zé Wlisses, destacou a importância do momento de discussão. “Parabenizar a todos que se encontram aqui presentes nesta manhã, aos profissionais da saúde. Dizer que nós sabemos que o SUS é um serviço essencial, que atende a usuários em todo o país. Sabemos das dificuldades, dos anseios das pessoas, mas esperamos que discutindo esse tema, que realmente o Governo Federal possa estar vendo as deficiências e buscando prestar uma melhor assistência, em especial as pessoas mais necessitadas. Aqui no nosso município temos buscado fazer o melhor para a população. A secretária de Saúde tem feito a sua parte e vamos seguir trabalhando de acordo com a nossa realidade”.

Isamária Dantas, secretária de Saúde, falou do objetivo da plenária e disse que a saúde de Simões tem sido referência. “Agradeço a presença de cada um de vocês nesse momento tão importante. Estamos realizando nossa plenária com intuito de discutir a saúde do nosso município e levar propostas para a conferência nacional. Simões tem prestado um serviço de referência a população, que tem sido reconhecido pela região de Picos, porque nós procuramos realmente atender nossos usuários com respeito, carinho e oferecendo o melhor trabalho que está ao nosso alcance”.

Ela também destacou que o SUS precisa avançar disse que a plenária é uma oportunidade de propor as melhorias. “O SUS é um sistema forte, complexo, que muito faz, mas ainda tem muito que se avançar. E hoje estaremos aqui exatamente discutindo a saúde para que a gente fortaleça a cada dia o nosso tão amado SUS. As dificuldades são muitas, desde a escassez da recursos, a burocratização para aplicação dos mesmos, assim como a fragilidade das redes. E aqui é uma oportunidade de discutir todas essas fragilidades da rede de saúde. Desejo uma excelente plenária, e que daqui saiam boas propostas. Que a gente continue firmes, gestão e usuários fazendo sua parte, pois juntos construímos um SUS mais forte”.

Após os pronunciamentos a plenária contou com a palestra magna, que foi ministrada pelo enfermeiro e especialista em Gestão de Saúde, Kainã Mendes. “Quando falamos em conferência de saúde se fala em um momento de discussão sobre políticas públicas, então é um momento onde a gente vai levar em consideração a democracia que existe na nossa sociedade em relação a gente sugerir a formulação de políticas públicas para os próximos anos. É interessante que a gente consiga pontuar as principais necessidades de saúde da nossa população, para que sejam levadas em consideração e tentem reformular políticas que consigam atender as nossas necessidades aqui no município” explicou o palestrante.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para discutir os quatro eixos da plenária: O Brasil que temos e do Brasil que queremos (na área da saúde); O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Os grupos elaboraram propostas que foram apresentadas e aprovadas na plenária final. Encerrando a programação, foi feita a escolha dos delegados que representarão o munícipio de Simões na etapa macrorregional da IX Conferência Estadual de Saúde. Foram eleitos: Socorro Carvalho e Hugo Junior (usuários), Maria das Graças Xavier (gestora) e Francisco Filho (trabalhador da saúde).

Além dos já citados, estiveram presentes: Presidente do Conselho Municipal de Saúde Nhayra Carvalho; secretário de administração Edilberto Abdias; o presidente da Câmara José Moraes (Zezé Morais) e os vereadores Enéas Lima e Francisco Ângelo; a vice-prefeita Claudeir Feitosa; Secretária de Assistência social Rúbia Moura; Enfermeira Emanuela Silva coordenadora da atenção primária em saúde; Secretária de Educação Íris Elaine Dantas; Magno Dantas, chefe de Gabinete; Psicóloga Gilka Mary Alves; Katherine Modesto, secretária de Finanças.


Facebook

MAIS ACESSADAS