Connect with us

Vila Nova do Piauí

NUCA de Vila Nova promove roda de conversa sobre igualdade de gênero

Publicado

em

Na noite desta última terça-feira (29) o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes -NUCA de Vila Nova do Piauí através da Prefeitura Municipal e Comissão Intersetorial do Selo UNICEF promoveu uma roda de conversa com o tema “Igualdade de Gênero”.

O evento aconteceu no Ponto de Cultura Cidade Poesia e integra as ações do NUCA propostas no Plano Municipal de Ações do Fórum Comunitário do Selo UNICEF, edição 2021-2024.

A mobilizadora do NUCA, Luzivânia Araújo, que também representou a Gestão Municipal; a coordenadora da Biblioteca Patativa do Assaré, Taynara Oliveira; os palestrantes Júlio Bruno e Núbia Josefa da Rocha, compuseram a mesa de honra do evento. A representante do Conselho Tutelar, Maria Imaculada, também esteve presente representando o órgão.

A roda de conversa iniciou com uma dinâmica de acolhida com balões para os convidados feita pelos adolescentes do NUCA, Jélder e Beatriz. Em seguida, a mobilizadora Luzivânia Araújo apresentou sobre o tema proposto aos presentes.

Em continuidade, o maquiador, designer de sobrancelhas e digital influencer, Júlio Bruno iniciou a conversa com os adolescentes.

Durante sua participação, Júlio respondeu perguntas e tirou dúvidas dos adolescentes. Ele também contou suas dificuldades e experiências pessoal durante o processo de descoberta da sua orientação sexual.

“A gente sabe que esse assunto é delicado e eu enquanto gay acredito que eu deva ter ajudado o pessoal contando um pouco da minha história. Devemos entender que temos que construir uma sociedade livre de preconceitos e discriminações e o que eu tenho a dizer é: seja você, eu não acredito que a pessoa vire gay, a pessoa nasce gay”, afirmou o palestrante.

A advogada Dra. Núbia Josefa Rocha foi a próxima a tomar a fala. Ela trouxe dados e informações a nível judicial com relação a igualdade de gênero e sobre os direitos cabíveis a todos os seres humanos independente do sexo.

“Uma roda de conversa como essa é um espaço importante para que possamos ensinar desde cedo as crianças e adolescentes sobre essa questão do que é justo, do que é direito, o que é a igualdade de gênero porque essa pauta só foi evidenciada e debatida há pouco tempo”, disse a advogada.

A mobiladora Luzivânia Araújo explicou que a escolha da temática da roda de conversa se deve ao fato de o mês de março ser comemorado o Dia Internacional da Mulher, portanto, seria extremamente válido discutir o empoderamento feminino e a igualdade de gênero.

Publicidade

Luzivânia Araújo avaliou positivamente o evento e disse estar feliz com o resultado “Espero que tenhamos mais eventos como este e que venham mais jovens, pais, a escola em geral e a sociedade como um todo”.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS