Connect with us

MUNICÍPIOS

Assistência Social capacita conselheiros tutelares de Vila Nova e Campo Grande para utilização do SIPIA

Publicado

em

O Sistema de Informação para a Infância- SIPIA trata-se um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ele conta com dados em nível municipal, estadual e nacional. Sua base é o Conselho Tutelar, onde são dirigidas as demandas sobre violação ou não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.

Tendo em vista a importância desse sistema, a Prefeitura de Vila Nova do Piauí através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar, realizaram nesta quinta-feira (31), uma formação continuada sobre o SIPIA para os conselheiros tutelares do município, e da cidade de Campo Grande do Piauí. O evento aconteceu no Telecentro I.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, participou do encontro e destacou que o objetivo foi capacitar os conselheiros tutelares para usarem a plataforma do sistema SIPIA.

Primeira dama Ana Carolina

Os técnicos que ministraram a formação vieram de Teresina, um deles é o presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí ACONTEPI, Francisco Leite Silva, ele explica que este sistema está sendo implantado em todo Brasil para facilitar o trabalho dos Conselhos Tutelares.

Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Piauí ACONTEPI, Francisco Leite Silva

“Os conselheiros irão retirar os papéis de dentro do Conselho Tutelar e vão atender diretamente dentro do sistema, ou seja, uma preparação para os conselheiros tutelares começarem a operacionalizar o sistema aqui no município”, acrescenta Francisco.

Outro ponto importante é que o SIPIA é uma das exigências para que o município adquira o selo UNICEF, sendo um dos principais critérios. As vantagens do sistema vão desde a possibilidade de ser uma fonte de pesquisa acessível, desburocratizar a parte de documentação e o ganho de tempo no serviço dos conselheiros.

Francisco avaliou a formação como positiva e disse ter se surpreendido com os conselheiros “Aqui foi excelente, inclusive terminamos mais cedo, os conselheiros realmente têm interesse e se dedicaram. Acredito que com mais uma semana de treinamento já estarão aptos a operacionalizar o sistema”.

Publicidade
Instrutor Anderson

O instrutor Anderson menciona que através do sistema o conselheiro poderá solicitar o acesso previamente fazendo o cadastro do responsável e das crianças que tiveram seus direitos violados.

“A base de dados vai para o sistema nacional no qual o Ministério Público, juntamente com outros órgãos competentes, irá tomar novas medidas para evitar a violação dos direitos novamente, e estes serão acessados através do SIPIA e localizados somente em números”, reitera Anderson.

Representante do Conselho Tutelar de Campo Grande, Lucileide

A representante do Conselho Tutelar de Campo Grande, Lucileide participou do momento juntamente com outros colegas, ela avaliou como positiva a capacitação. “Foi maravilhosa, vai nos ajudar bastante, principalmente no sentido de não perdermos tempo com anotações, agora tudo será dentro do sistema”, afirmou a conselheira.

Presidente do Conselho Tutelar de Vila Nova, Elizângela Silva

A presidente do Conselho Tutelar, Elizângela Silva, explica que Vila Nova aderiu ao sistema SIPIA, mas os profissionais precisavam dessa capacitação para aprender a utilizar o sistema que irá contribuir para a realização do trabalho. “Esse sistema único permitirá que o Conselho Tutelar guarde informações e documentações completas e detalhadas referente aos casos atendidos, possibilitando sua consulta direta por todo o colegiado”, explica.

_Mais fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS