Connect with us

Marcolândia

Programa Saúde na Escola desenvolve campanha de prevenção à infecções em Marcolândia

Publicado

em

Mais uma ação foi desenvolvida pela gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos.

Prezando pela boa saúde de alunos das escolas da rede municipal de ensino, durante todo o mês de março, o Programa Saúde na Escola, uma parceria entre Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação do município, desenvolveu a campanha voltada para a prevenção e tratamento de infecções caudadas por parasitas intestinais.

A campanha contra verminoses contemplou com medicamento antiparasitário Albendazol, mais de 1.000 alunos com idades de 05 a 14 anos.

O nutricionista, Severiano Gomes, coordenador no Núcleo Ampliado de Saúde da Família, destaca que as doenças causadas por vermes e parasitas são na sua maioria assintomáticas, mas que alguns sintomas podem ser observados, tais como: desconforto abdominal, cólica, perda de apetite, diarreia, anemia, deficiência de vitamina, entre outros.

A dificuldade no aprendizado está também relacionada à presença de vermes e parasitas, conforme orienta o nutricionista.

Cuidados

Outros cuidados também devem ser tomados para evitar tais problemas. São eles: lavar as mãos com água e sabão, manter sempre as unhas cortadas, ingerir água filtrada, lavar bem os alimentos antes do consumo, dentre outras medidas de prevenção.

“Seguiremos sempre cuidando de nosso povo através de ações diversas e com nossos alunos não pode ser diferente. A saúde na escola é fundamental tanto para o aprendizado quanto para o próprio desenvolvimento físico”, destacou o prefeito Corinto Matos.

A secretária de Saúde, Domitília Alencar, enfatiza a importância de ações nesse segmento.

Publicidade

“Esse programa do Ministério da Saúde junto com o Ministério da Educação, através da gestão de nosso prefeito Corinto é de grande valia, pois ajuda a prevenir doenças e agravos à saúde, nas escolas, o que favorece o pleno desenvolvimento estudantil combatendo certas vulnerabilidades”, salienta Domitília.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS