Connect with us

Vila Nova do Piauí

Prefeitura de Vila Nova promove 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef – Edição 2021/2024

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, através da Comissão Intersetorial e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta última terça-feira (15) o 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2021/2024.

O Fórum aconteceu no Ponto de Cultura Cidade Poesia e contou com participação de diversos setores da gestão e da sociedade civil. Os protocolos de segurança em prevenção a Covid-19, foram seguidos.

A abertura do evento contou com o credenciamento, formação da mesa de honra composta pela presidenta do CMDCA, Sandra Leal; secretário de Cultura, Miquéias Carvalho; o prefeito Edilson Brito; a mobilizadora da Educação, Jasmira; a mobilizadora da Saúde; Ancelma; a mobilizadora da Assistência Social, Cleide Leal; o vice-prefeito Manoel Bernardo; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; a secretária de Educação, Antônia Maria; a secretária de Administração, Edinete Brito; o secretário de Meio Ambiente, Adelino Oliveira; o secretário de Agricultura, Antônio Tiago; a representante do CMDCA, Jaiane Leal; a assistente social, Alessandra; a psicóloga, Vanessa; os representantes da Câmara, vereadores Flávio Sousa, Enéas Abreu e Eliésia; a representante da Rede Estadual de ensino, Ignez Silva; a representante da Biblioteca Patativa do Assaré, Taynara Oliveira; a conselheira tutelar, Elisangela.

Crianças do Grupo AJA realizaram uma apresentação cultural, sob direção da professora de dança Thalia Oliveira.

Em continuidade, houve a apresentação do articulador do Selo, dos membros da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência e o NUCA. Seguidos dos pronunciamentos das autoridades municipais.

Iniciando os pronunciamentos, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sandra Leal, falou da importância do Fórum, do objetivo do encontro e da promoção de ações que melhorem a qualidade de vida das crianças e adolescentes, garantindo que o município alcance novamente a certificação.

“Precisamos reunir toda a comunidade, tanto o poder público quanto a sociedade civil em geral. Esse é o 1º Fórum, e estamos aqui para nos reunir e fazer o planejamento das ações que possam passar de forma significativa no município e na vida das nossas crianças e adolescentes. Para que assim, a gente possa conquistar mais uma vez o Selo Unicef”, disse.

O prefeito Edilson Brito, falou sobre a importância de priorizar os direitos básicos e incentivar as ações voltadas para as crianças e adolescentes, uma vez que eles são o futuro do país. Além de destacar total apoio para as ações que serão realizadas através do Plano de Ação Muncipal.

Publicidade

“Estamos sempre buscando priorizar e incentivar nossas crianças e adolescentes, dando a eles os direitos básicos como saúde, educação, proteger contra a violência, pois eles são o futuro deste país. Peço a colaboração e dedicação de todos. Então sempre que conseguimos alcançar mais um Selo, sabemos que estamos no caminho certo e vamos conquistar o quinto, com fé em Deus”, disse o gestor.

O vice-prefeito Manoel Bernardo – Belim, falou sobre a importância do município alcançar mais uma certificação, pois o Selo auxilia o município na organização da oferta das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.

Vice-prefeito Belim

“O selo Unicef é de suma importância. As crianças e adolescentes são nossas prioridades, e a nossa gestão busca promover políticas públicas de qualidade voltadas para garantia de seus direitos. Vamos trabalhar todos juntos para alcançarmos o quinto Selo”, disse Belim.

O vereador Flávio Sousa, que representou na ocasião a Câmara Municipal, relembrou o período em que participou do Selo nas primeiras certificações, e reforçou o apoio da Casa Legislativa e dos demais vereadores na realizações das ações em prol das crianças e adolescentes.

“Estamos em busca de continuar desenvolvendo os setores que favoreçam as crianças e adolescentes do nosso município. Quero parabenizar a todos que fazem parte dessa ação que é de fundamental importância, parabenizar a gestão, secretarias municipais e demais órgão pelo trabalho realizado e reforçar que a Câmara Legislativa está a disposição para contribuir com as ações. Vamos em busca da nossa quinta certificação. Muito obrigado!”, pontuou.

Vereador Flávio Sousa

O articulador do Selo Unicef em Vila Nova, o secretário de Cultura Miquéias Carvalho, apresentou através de um slide o diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, a metodologia, os indicadores de impacto social sociais e linha de base.

Articulador do Selo Unicef em Vila Nova e secretário de Cultura, Miquéias Carvalho.

“O nosso objetivo é traçar as metas para o quadriênio. O município segue empenhado em garantir os direitos das crianças e adolescentes, bem como executar o plano de ação e garantir os indicadores sociais”, destacou.

NUCA

As mobilizadoras das secretarias municipais, Jasmira (Educação), Ancelma (Saúde) e Cleide Leal (Assistência Social), também fizeram o uso das palavras e reafirmaram o compromisso das referidas pastas durante todo o processo e execução das propostas estabelecidas no Plano de Ação, não apenas pela certificação do Selo, mas pelos direitos das crianças e adolescentes vila-novenses.

Seguindo a programação, a mobilizadora dos adolescentes, Luzivânia Araújo, e os adolescentes Jeferson Abreu e Luciana Araújo, apresentaram o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (NUCA). O documento contem temáticas sugeridas pelo Selo UNICEF, ação discutida e elaborada pelo NUCA, prazos de realizações das ações e os órgão que serão responsáveis pela execução das atividades.

Adolescentes do NUCA, Jefferson Abreu e Luciana Araújo

“O nosso objetivo é trabalhar em rede, envolvendo a participação cidadã e a gestão municipal em busca de bons resultados. Todas as atividades foram elaboradas e distribuídas em todo o decorrer do ano de 2022-2023”, explica a mobilizadora.

Mobilizadora Luzivânia Araújo

Oito pessoas foram escolhidas para liderarem os grupos de trabalho para discutir sobre os indicadores de impacto social e elaborarem as propostas para o Plano de Ação. Ao final houve a apresentação das propostas para o Plano de Ação Municipal pelos direitos das crianças e adolescentes.

Momento de Discussão em Grupo

O Plano de Ação norteará o município ao longo desta edição do Selo UNICEF e, são a partir do diagnóstico situacional, que será mapeado as políticas públicas que estão sendo aplicadas no município e aquelas que ainda precisam ser efetivadas.

A Comissão Intersetrial pelos direitos das crianças e adolescentes em Vila Nova do Piauí é composta por: Miquéias Carvalho (articulador do Selo); Luzivânia Araújo (mobilizadora das adolescentes); professora Jasmira (mobilizadora da Educação), Ancelma (mobilizadora da Saúde); Cleide Leal (mobilizadora da Assistência Social); Ignez Silva (representante da Rede Estadual de ensino), vereador Flávio Sousa (representantes da Câmara); Jaiane Leal (representante do CMDCA), Elisangela (representante do Conselho Tutelar); Jefferson e Luciana (representantes do NUCA); Taynara Oliveira (representante da Cultura);  Adelino Oliveira (representante da Sec. de Meio Ambiente) e Antônio Tiago (representante da Sec. de Agricultura).

_Presenças

Além dos nomes já citados, durante o evento, ainda foi registrada a presenças do comandante do GPM, Arleuson; do ex-prefeito Tontonho, da liderança política, Nena; do advogado Felipe Navez; da diretora do Sabino Gomes, Evinha Lima; do diretor do Departamento de Obras, Reinaldo Jovelino; Agentes Comunitários de Saúde, representante do STTR, Conselheiras Tutelares, professores e profissionais da Educação que integram a equipe do Busca Ativa Escolar.

Publicidade

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS