Connect with us

Vila Nova do Piauí

Projeto de Lei que institui o Dia do Vaqueiro é aprovado pela Câmara de Vila Nova

Publicado

em

O vaqueiro é considerado como uma das figuras mais simbólicas e representativas do Nordeste brasileiro. É por esse reconhecimento que a Câmara de Vila Nova do Piauí instituiu o Dia do Vaqueiro, a ser celebrado anualmente no dia 13 de dezembro, às vésperas do aniversário de emancipação politica do município que é comemorado no dia 14.

De autoria do vereador, Francisco Dantas, o Nena, (PSD), o Projeto de Lei nº 015, foi apresentado na sessão do dia 27 de novembro e, aprovado por unanimidade na sessão desta sexta-feira, 11 de dezembro, pela Câmara de Vereadores.

O parlamentar apresentou em sua justificativa que é uma homenagem a todos os vaqueiros de Vila Nova do Piauí, prestando o devido reconhecimento à contribuição do vaqueiro para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município, antes mesmo do início do povoamento. “Não pode haver pecuária sem a atuação desse profissional, que é tão importante não só em nossa cidade, mas em todo o território nacional”, frisou.

O vereador Nena enfatiza que “a instituição do Dia do Vaqueiro cria a oportunidade de dispormos de um momento de confraternização com pessoas que fazem parte da história, que trabalham no sol e na chuva para levar sustento para suas famílias. Eles sempre fizeram parte da história”.

A Missa do Vaqueiro já é um marco no calendário nas festividades de Vila Nova do Piauí. “Por essa razão, escolhemos a data em que a cerimônia se realiza a cada ano, dia 12 de dezembro, próximo da data do aniversário de emancipação política do município para homenagear os vaqueiros vila-novenses. Por essas razões fica demonstrado que os vaqueiros e sertanejos do nosso município são merecedores desse reconhecimento e da homenagem através da criação do Dia Municipal do Vaqueiro”, justificou o parlamentar.

Publicidade

Aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, a Lei nº 260/2020 será encaminhada para sanção do prefeito Edilson Edmundo de Brito.

O vereador Nena encerra o mandato no próximo dia 30 de dezembro e ao final da sessão foi homenageado pela Casa Legislativa pelos relevantes serviços prestados, juntamente com os vereadores que também legislam pelo último ano, que são: Maria das Dores – Bibia de Benício, Luís Acelino e Severo Sousa

A sessão desta sexta-feira, 11 de dezembro, foi a última do ano de 2020 e contou com a presença dos vereadores: Deijano Lima, Roberto Moura, Flávio Sousa presidente da Casa Legislativa, Luís Acelino, Severo Sousa, Maria das Dores – Bibia de Benício, Francisco Dantas, Nena. Participaram também da 12ª sessão: o vice-prefeito Antônio Tiago; o vice-prefeito eleito, Manoel Bernardes – Belim; o assessor jurídico Felipe Navez; os profissionais da Assessoria de Comunicação, Iago Sousa e Thalyta Oliveira; os técnicos de transmissão Klebim e Ailton; o contador da Casa, Jailton, entre outras autoridades e representantes da sociedade em geral.

Matérias – Câmara de Vila Nova realiza última sessão do ano e homenageia vereadores; fotos

VILA NOVA | Vereador Flávio reforma prédio da Câmara e faz balanço de sua gestão como presidente

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS