Connect with us

Vila Nova do Piauí

Vila Nova é a 4ª cidade no Piauí com maior desempenho no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira 2021

Publicado

em

O município de Vila Nova do Piauí atingiu pela 4ª vez consecutiva expressivos resultados no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB 2021.

Com nota 5,5, Vila Nova do Piauí superou a média estadual (4,8) e Nacional (5,0). Nessa edição a Educação Municipal ainda obteve o segundo melhor desempenho entre os municípios jurisdicionando a 16ª Regional de Educação e o 5º melhor desempenho dos 224 municípios piauienses, empatado com a capital Teresina.

Para a secretária municipal de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva, o resultado é fruto de muito trabalho, compromisso, dedicação e participação colaborativa.

“Desenvolvemos no município um série de ações na rede municipal voltadas à política de fortalecimento e qualificação na oferta de ensino. Buscamos oferecer um ensino de qualidade para todos os públicos em idade de escolarização, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar”, disse.

“Dessa forma, agradeço a gestão do prefeito Edilson Brito por todo apoio e compromisso com a educação municipal. Agradeço também a toda equipe da SEMEDE pelo trabalho e dedicação. De forma especial, parabenizo os nossos professores e alunos pela dedicação, a gestão das escolas e às famílias, pois sem eles nada disso seria possível. Vila Nova do Piauí segue no caminho certo!”, concluiu Antônia Maria.

Prefeito Edilson Brito durante distribuição de Kits Escolares

O prefeito, Edílson Brito, agradeceu a todos que fazem parte da SEMEDE e destacou. “Estamos colhendo os frutos de todos os investimentos e trabalhos realizados no município. Fico muito orgulhoso em alcançarmos bons índices na educação, pois, é uma das minhas prioridades na gestão. Agradeço a secretária de Educação, Antônia Maria, e a todos que trabalham e contribuem com a nossa educação”.

Foto: Arquivo Cidades na Net

_Série Histórica

Em 2015, Vila Nova do Piauí obteve a média de 4,5. Nas edições do IOEB em 2017 e 2019, alcançou 4,9. Nesta edição, o município teve um aumento significativo de 6 décimos, atingindo assim 5,5 pontos.

Publicidade
Fonte: Site IOEB

_Conheça o IOEB

O IOEB é um índice que mensura bienalmente o desempenho e as condições criadas pelas redes de ensino de cada município, Estado, Distrito Federal. O indicador, analisa as oportunidades oferecidas para crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais, mensurando a qualidade, as condições de oferta e alcance a todos os públicos em idade de escolarização básica. Qualifica ainda, a gestão municipal e da educação.

Esse resultado revela o engajamento da Administração Municipal, bem como da gestão escolar e do escolar – dirigentes, técnicos, professores alunos a famílias. Possibilita uma visão integral do território, incorporando aspectos de domínio cognitivo individual, mas também aspectos sistêmicos, que podem contribuir para o fortalecimento do regime colaborativo no país.

Veja abaixo o desempenho dos municípios piauienses no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB 2021

1- Oeiras 6,0
2 – Piracuruca 5,8
3- Domingos Mourão 5,6
4- Teresina 5,5
4- Vila Nova 5,5
5- Bom Jesus 5,4
5- Castelo do Piauí 5,4
6- Belém do Piauí 5,3
6- Buriti dos Montes 5,3
6- Fronteiras do Piauí 5,3
7- Cabeceiras do Piauí 5,2
7- Floriano 5,2
7-Lagoinha do Piauí 5,2
8- Caldeirão Grande 5,1
8- Juazeiro do Piauí 5,1
8- Pajeú 5,1
9- Campo Maior 5,0
9- Beneditinos 5,0
9- Dom Expedito Lopes 5,0
9 – Pio IX 5,0
10 -Marcolândia 4,9
10- São João da Canabrava 4,9
10- São João da Serra 4,9
10- São Miguel do Tapuio 4,9

Facebook

MAIS ACESSADAS