Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Palestra on-line sobre prevenção ao suicídio será realizada nesta terça (29). Veja!

Publicado

em

Será realizada nesta terça-feira, 29 de setembro, às 19h, a palestra em alusão ao mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. O evento acontecerá de forma virtual (on-line) através do canal no Youtube da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do endereço: https://www.youtube.com/channel/UCuKc9rTIvrK9HeBn4yexfZQ

Neste ano a campanha nacional traz como tema: “Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio”.

De acordo com a secretária de Saúde de Vila Nova do Piauí, Almerinda Luz, o palestrante será o médico psiquiatra, Carlos Winston, que vai falar sobre a importância de prevenção ao suicídio.

“A palestra será com um profissional da saúde, da área de Psiquiatria, que tem um vasto currículo e vai trazer as mais ricas informações sobre a importância do Setembro Amarelo que é um mês de prevenção ao suicídio. É importante enfatizar que prevenir contra esse ato é de suma relevância em qualquer época do ano. No entanto, setembro é escolhido como mês que são intensificadas as ações de combate e prevenção”, destacou a secretária.

Do dia 01 a 31 de setembro é dedicado à prevenção do suicídio. “Setembro Amarelo” é uma campanha que teve início no Brasil em 2015 e visa conscientizar as pessoas como evitar o suicídio.

Publicidade

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), referente ao ano de 2019, revelam que 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e câncer. A organização da campanha acredita que falar sobre o assunto [o suicídio] é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

Quando e onde surgiu o Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”.

A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, o laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS