Connect with us

POLÍTICA

Após pressão de empresários, projeto que aumenta impostos é suspenso

Publicado

em

Após forte pressão da oposição e do empresariado, o projeto foi retirado de pauta e suspensa sua tramitação na Casa.

Em nome do setor empresarial, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina(Sinduscon), empresário André Baía, falou de forma exasperada que o projeto não pode ser aprovado da forma que está.

“Não é possível se aumentar alíquota de cobrança de energia que já foi aumentada em 27% na semana passada. A classe empresarial quer deixar um recado de que esse projeto afeta todo o Piauí. O problema não é só da classe empresarial, é dos piauienses. Temos que reagir a isso. Esse projeto não ode passar do jeito que está”, defendeu.

O deputado João de Deus disse que o governo vai dialogar e que haverá uma reunião com os diversos setores que são contra a aprovação do projeto, para que se discuta melhor a proposta e que se tente chegar a algum consenso de alteração.

Matéria original

Publicidade

A pressão de representantes do setor empresarial do Piauí, durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa fez com que o projeto que aumenta a alíquota de impostos de diversos produtos e serviços, do governo do Estado, fosse retirado de pauta. Os presidentes da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), Zé Filho, do Sindicato da Indústria e Construção Civil (Sinduscon), André Baia e da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Evandro Cosme são alguns dos empresários contrários ao projeto que vai incidir sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações.

Todos os setores mostram-se totalmente contra a aprovação do projeto que foi enviado em caráter de urgência. Em razão das duras críticas e da polêmica que a matéria tem causado, o presidente da CCJ, Evaldo Gomes, retirou a matéria da pauta de votação desta terça-feira(10).

O deputado João de Deus (PT), líder do governo na Alepi, solicitou que seja realizada uma reunião em outra data, para que a questão possa ser melhor discutida. O deputado Rubem Martins foi contra o pedido, e solicitou, ao contrário, que seja realizada uma audiência pública para debater a proposta “em respeito ao povo do Piauí”, sendo aplaudido e apoiado pelos presentes.

De acordo com a proposta, o Governo do Estado quer aumentar o Imposto sobre Operações de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) a ser cobrado a partir de 2018, o que deve implicar em reajuste do preço de produtos e serviços. A matéria também promove anistia de multas e juros para débitos de ICMS e IPVA.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Foto: Wilson Filho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS