Connect with us

POLÍTICA

Fábio Novo anuncia a homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato

Publicado

em

O deputado Fábio Novo (PT) ressaltou a visita que fez nos dias 14 e 15 de maio, aos municípios de Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom jesus, acompanhando os técnicos da Secretaria Nacional de Aviação Civil e da Secretaria de Estado dos Transportes.

Segundo Fábio Novo, os técnicos visitaram inicialmente o aeroporto de Picos, onde sugeriram algumas intervenções, inclusive para se tornar um ponto de conexões de voos. “Visitamos São Raimundo Nonato, que tem uma das melhores pistas e casa de passageiros, que não deixam a desejar a nenhuma grande cidade. Algumas recomendações para homologações da pista, nas cabeceiras e na área de taxiamento e uma cerca de concreto no entorno do sítio do aeroporto. O governo usou recursos próprios, R$ 400 mil, para fazer essas adequações.

Durante a inspeção, ficou acordado que no mais tarda, na próxima semana, teremos a homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato. “Aproveitamos para fazer uma visita ao Museu do Homem Americano, recebidos pela equipe da arqueóloga Niède Guidon, vistando os laboratórios mantidos pela Fundação do Museu Homem Americano, a Pedra Furada e Pedra do Sítio. Apresentamos a cerâmica em São Raimundo Nonato, que emprega a dezenas de famílias, que foram capacitados, com 12 mil peças sendo comercializadas para outros estados e até para outros países do mundo. São cerca de 25 mil turistas por ano visitando os nossos Parques”, comemorou.

Fábio Novo se disse um “entusiasta” da aviação regional. “No ano passado, demos os primeiros passos para avançar na aviação regional. A cidade de Bom Jesus é o segundo aeroporto com maior número de pousos e decolagens, por conta do agronegócio. No Piauí, são sete os aeroportos, em Corrente, Bom Jesus, Paulistana, Picos, Floriano, Parnaíba e São Raimundo Nonato, contempladas pelo Programa de Aviação Regional, que pretende reformar e readequar esses aeroportos. Ao desonerar o combustível, nós conseguimos avançar na aviação regional”.

Novo destacou que um ano depois da operacionalização dos voos regulares para Parnaíba pela empresa Azul, a movimentação de passageiros cresceu vertiginosamente. “Eram 2.800 passageiros. Esse ano foram 19 mil passageiros transportados. Por conta da procura pela Rota das Emoções. Nesses próximos anos, com a aviação regional, o Piauí vai ter condições inclusive de receber investimentos”.

Publicidade

“É uma constatação do crescimento do Brasil e do Piauí. Passa da hora da interligação das regiões, como está acontecendo, aproximando os municípios da capital, com tarifas de R$ 100. Estamos colocando o Piauí no cenário nacional interligado por via aérea. Temos deputados que ainda hoje fazem esse trajeto de carro. Com certeza, eles vão passar a fazer esse trajeto de avião”, exemplificou Cícero Magalhães (PT).

Em aparte, Zé Santana (PMDB) pediu a colaboração do deputado Fábio Novo para que o governador Wellington Dias possa agilizar a desapropriação consensual de terreno na cidade de Uruçuí para a construção do aeroporto regional. O processo perdeu a validade por já ter mais de 5 anos. “Não há nenhuma objeção por parte do proprietário do terreno para que ocorra essa negociação para a instalação do aeroporto de Uruçuí”.

 

Fonte: Alepi

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS