Connect with us

POLÍTICA

Wellington se reúne com representates da Caixa e trata sobre liberação de recursos

Publicado

em

O governador Wellington Dias e representantes de diversos órgãos do Estado do Piauí participaram, na tarde desta terça-feira (18), de teleconferência com diretores da Caixa Econômica Federal, na superintendência do órgão no Centro de Teresina. A reunião, que contou com a participação, em Brasília, do vice-presidente da área de governo da CEF, Paulo Galli, tratou da agilidade na liberação dos recursos liberados pelo Ministério da Fazenda e da aplicação de novos recursos em obras de infraestrutura e saneamento básico em Teresina e no interior do estado.

Segundo o governador, a reunião com a Caixa tratou basicamente de dois pontos principais. O primeiro deles e o mais emergencial seria a negociação que o Estado fez junto ao Ministério da Fazenda e a Secretaria do Tesouro Nacional para adquirir linha de financiamento. O objetivo do governo é terminar o conjunto de obras que estão com projetos prontos ou que já estão em andamento. “Queremos concluir essas obras e gerar emprego. Ou seja, aquele valor que o Estado teve que usar para não atrasar salários pode ter um substituto através de um empréstimo, para que as empresas continuem trabalhando, gerando também os empregos que são importantes principalmente para o ano de 2016 e para entrar em 2017 também trabalhando”, destacou Dias.

A União atendeu, parcialmente, no último dia 11, os pedidos realizados pelo governador Wellington Dias e outros chefes do Executivo de estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Dos R$ 7 bilhões solicitados, o Tesouro Nacional liberou R$ 1,9 bilhão.

O outro ponto diz respeito a um contrato, ainda em fase de negociação, que envolve a participação do setor privado para investimentos na área de saneamento em Teresina e em outras cidades do Piauí. “Eu acredito que são obras essenciais para melhorar a qualidade de vida dos piauienses. A gente vê toda as dificuldades de acesso a água e há ainda a necessidade de trabalharmos um sistema que também dê mais segurança e mais qualidade para esse acesso”, afirmou o governador.

De acordo com o superintendente da Caixa no Piauí, Elizomar Guimarães, a parceria entre a Caixa e o Governo do Estado é indispensável para o desenvolvimento local. “Uma das nossas funções principais é trabalhar em conjunto com o Estado”, reiterou o superintendente.

Publicidade

Para dar início ao processo de liberação dos recursos, um dos encaminhamentos firmados pela Caixa na conferência foi o de, até a próxima semana, fazer uma visita oficial ao Piauí. Uma equipe da diretoria nacional do banco virá até o Estado para analisar as propostas e apontar aquelas em que os recursos são mais céleres .

“O superintendente local da Caixa, Elizomar, em parceria com a equipe do governo vai estar trabalhando para que a partir de quinta-feira chegue à Caixa toda a documentação, toda a proposta e o projeto para essa linha de financiamento”, concluiu Dias.

 

Governo do Piauí

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS