Governador decreta racionamento de água em 27 cidades do Piauí; veja quais
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 29/06/17

Governador decreta racionamento de água em 27 cidades do Piauí; veja quais

O governador Wellington Dias (PT), em decreto assinado nesta quarta-feira (28), estabeleceu racionamento de água em 27 municípios do Piauí por prazo indeterminado. A medida ocorre por conta da estiagem prolongada no semiário, que provocou a escassez nos reservatórios que abastecem a região, e prevê bônus ou sobretaxa para quem consumir foras metas estabelecidas. Também fica proibido o uso de água da rede pública para lavar carros e calçadas.

A maior cidade alvo do racionamento é São Raimundo Nonato, que conta com cerca de 34 mil habitantes e abriga o parque nacional Serra da Capivara. Os reservatórios nos municípios do decreto estão com capacidade inferior a 10%.

O decreto impõe racionamento para residências, indústrias e comércios, “inclusive podendo ser adotadas outras medidas de contingenciamento tais como rodízios e/ou suspensão temporárias, com o  objetivo de compatibilizar a demanda e a oferta de forma a reduzir os riscos de descontinuidade no fornecimento de água”.

O fornecimento de água deveá ser garantido para hospitais, postos de saúde e escolas “desde que hajam reservatórios adequados nas dependências dos estabelecimentos para o seu recebimento”.

Com a medida, o governador autoriza ainda que os órgãos do Estado estabeleçam medidas de restrição ao uso de água tratada para finalidades não essenciais e até criar bônus para os que consumirem menos que o limite máximo, ou cobrar taxas de quem extrapolar o teto proposto.

Por último, o decreto proíbe “o uso de água da rede pública para lavar carros ou calçadas, regar jardins, flores, hortas ou outros simulares”. Não há definição de punições em caso de descumprimento.

Veja a lista dos municípios onde ocorrerá o racionamento:


cidadeverde.com

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Em Francisco Macedo, 21 casais recebem o Sacramento do Matrimônio; veja fotos

Vinte e um casais do município de Francisco Macedo que viviam em união estável, receberam o Sacramento do Matrimônio em cerimônia religiosa realizada no último sábado (7)  no Pavilhão de Esporte e

Belém do Piauí

BELÉM | Prefeitura inaugura sede própria do NASF e realiza Conferência Municipal de Saúde

No município de Belém do Piauí, o mês de julho encerrou com avanços na área da saúde. Na manhã desta segunda-feira (31), o prefeito Ademar Carvalho e o secretário municipal

DESTAQUES

Homem morre afogado em Rio após bebedeira

Um homem identificado como Paulo César Santos Cirqueira, de 42 anos, morreu afogado na tarde deste domingo (14), por volta de 15h, após entrar no Rio Longá, situado na localidade